Cenário Político: Teresa vence mais uma etapa pré-eleitoral

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
16 de maio de 2022 às 00h00min
Foto: Marcus Mendes

Coluna da segunda

O Partido dos Trabalhadores em Pernambuco realizou ontem (15), o seu XVI encontro estadual em um hotel da Zona Sul do Recife. Além de discutir a tática eleitoral, a sigla também aprovou por unanimidade o nome da deputada estadual Teresa Leitão para o Senado na chapa do pré-candidato a governador Danilo Cabral (PSB), que marcou presença em um segundo momento.

Oriunda do movimento sindical, Teresa exerce atualmente o seu 5º mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco e tinha como objetivo principal disputar uma cadeira na Câmara Federal, mas por estratégia partidária e também da Frente Popular, teve o nome chancelado para o Senado após longas discussões.

A presença da petista atrai a militância para se engajar no projeto majoritário, já que alguns filiados resolveram seguir Marília Arraes (SD), insatisfeitos com os rumos que as negociações tomaram. Para a finalização da chapa, agora, só falta a legenda que ocupará a vice da Frente Popular. Esta que também deve ter o viés de esquerda.

Com Teresa no palanque, além de ratificar o apoio do ex-presidente ao candidato do PSB, partido que abarcou Geraldo Alckmin para a vice-presidência, o PT ainda pode garantir a primeira mulher senadora por Pernambuco, que terá a missão de apoiar o petista na Casa Alta, caso vença o pleito. Quanto mais parlamentares progressistas no Congresso, fica mais difícil que Lula seja vítima do mesmo mal de Dilma.

Recado
Após ter o nome chancelado para disputar o Senado na chapa da Frente Popular, a deputada Teresa Leitão (PT) fez um discurso sobre a educação e não poupou críticas aos opositores. Sem citar nome, a petista disse que tem pré-candidato que, quando foi prefeito, não implantou o piso dos professores no município em que governou.

Sem espaço
Ainda durante sua fala, Teresa Leitão (PT) afirmou que essa “guerra”, se referindo à eleição, é “uma aposta ideológica” e, por isso, não haverá espaço para terceira via em Pernambuco. O discurso deixa evidente que o adversário que a Frente Popular deseja enfrentar no segundo turno é Anderson Ferreira (PL), replicando a polarização nacional.

Paz e amor
Danilo Cabral e Paulo Câmara, ambos do PSB, foram recebidos no XVI encontro estadual do PT ao som de “é lá e lô, Lula presidente e Danilo governador”. O clima de união e euforia entre as duas siglas nem de longe parece aquele do segundo turno na eleição do Recife em 2020.

Ausência
O prefeito João Campos (PSB) levou falta no XVI encontro estadual do PT, que lançou oficialmente a deputada Teresa Leitão para o Senado. Pouco tempo antes, o gestor esteve com Danilo Cabral (PSB) no Mercado da Madalena, onde será realizada uma intervenção para recuperação e construção de parte do telhado.

Rompimento
A expectativa é de que a secretária de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife, Cacau de Paula, entregue o cargo após o anúncio da união entre os deputados André de Paula (PSD) e Marília Arraes (SD) para as eleições deste ano. Apesar de fazer um bom trabalho, a gestora faz parte da cota do PSD no governo municipal.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO