Coluna da quarta
Dos três nomes que se projetam para enfrentar o poderio da Frente Popular no ano que vem, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) é a única que ainda esconde o jogo sobre uma pré-candidatura ao Governo de Pernambuco. Nos bastidores, existe uma desconfiança por parte da tucana em entregar de mão beijada a gestão ao seu vice, Rodrigo Pinheiro (PSDB), já que ele assumiria a caneta até o final de 2024 e uma das primeiras intervenções seria uma mudança radical na estrutura governamental. Um outro fator, é que se Raquel não obtiver um resultado positivo nas urnas, ficaria quatro anos fora do jogo eleitoral, o que seria péssimo para uma liderança política em ascensão. Para completar, existe uma dificuldade na montagem de chapa para estadual e federal. Esse não é um problema exclusivo do PSDB, mas é um fator que influencia diretamente na construção de um projeto majoritário, já que esses nomes atuam como cabos eleitorais nas mais diversas regiões do estado.
Isolamento
Por ter testado positivo para a Covid-19 pela segunda vez, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) seguirá cumprindo suas obrigações de maneira virtual. Ainda ontem (28), ela já foi representada pelo vice, Rodrigo Pinheiro (PSDB), em uma prestação de contas das ações desenvolvidas na zona rural. Vereadores e lideranças também marcaram presença.
No volante
O prefeito do Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), ofereceu, nesta terça-feira (28), um almoço para blogueiros e jornalistas do estado. Ao contrário dos políticos tradicionais, o gestor jaboatonense chegou ao local dirigindo o seu próprio veículo. Auxiliares de Anderson afirmaram que essa é uma prática comum.
Disposição
Anderson Ferreira reforçou que no início de abril de 2022 vai renunciar ao cargo de prefeito para encarar as urnas. Mesmo ressaltando por diversas vezes que não há pressa para o anúncio do nome do candidato da oposição, o presidente estadual do PL deu todos os indicativos de que quer disputar o Palácio do Campo das Princesas.
Portas abertas
Renegado por diversos partidos da Frente Popular, Anderson Ferreira garantiu que o deputado Clodoaldo Magalhães, atualmente no PSB, tem espaço para disputar um mandato de federal no PL. Anderson foi além e afirmou que todos que atuarem na oposição à Frente Popular, têm espaço garantido no seu partido.
Estratégia
Anderson Ferreira (PL) afirmou que quem tentar nacionalizar a eleição estadual em 2022 pode se dar mal. O prefeito apontou que o cenário eleitoral do próximo ano será bem diferente do de 2018 e que a população está preocupada em discutir Pernambuco. Na prática, já existe uma polarização entre Lula e Bolsonaro, que será difícil de fugir.