Após bronca de prefeitos, Estado se posiciona sobre vacinas

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
28 de abril de 2021 às 18h15min
Foto: Rodolfo Loepert

Logo após cobrança do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), e da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), que reivindicaram igualdade na distribuição de doses da vacina contra a Covid-19, o Governo do Estado expôs, através de nota, como está funcionando o envio dos imunizantes. Desde o início da semana, cidades do interior têm cancelado a aplicação da 2ª dose, devido ao atraso no repasse de doses do Ministério da Saúde. Eles também levantam a hipótese de desigualdade na distribuição entre os municípios.

Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) esclarece que o envio das doses das vacinas contra a Covid-19 para os municípios pernambucanos é feito de forma equânime, tendo como base os cálculos populacionais dos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI), do próprio Ministério da Saúde.

Assim, o avanço de etapas, dentro dos parâmetros do PNI, é possível de acordo com a realidade de cada território, a disponibilidade de doses e, principalmente, a organização do processo de vacinação, minimizando as perdas de doses e monitorando a evasão do público. Deixando claro que essas medidas são de responsabilidade dos gestores municipais.

Por fim, a SES-PE salienta seu compromisso com a imunização dos pernambucanos e ratifica que tem feito todas as ações que lhe cabe para acelerar o processo. Além disso, aguarda o envio de mais vacinas pelo Ministério da Saúde para avançar na proteção da população de Pernambuco.”

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO