Com maioria governista, Câmara de Caruaru poderá decidir futuro de Zé Queiroz

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
4 de julho de 2019 às 17h48min
Foto: Roberto Soares

As contas do deputado estadual Zé Queiroz (PDT) acabaram sendo reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), na última quarta-feira (03). Um recurso do Ministério Público de Contas (MPCO) aponta irregularidades nas contas de Queiroz referentes ao seu último mandato enquanto prefeito de Caruaru. O texto indica que em 2013, o parlamentar não aplicou 25% dos recursos na educação do município, previsto na Constituição. Além disso, ainda de acordo com o MPCO, o então gestor ultrapassou o limite para a despesa total com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Por estes motivos, o TCE decidiu reprovar as contas de Zé Queiroz.

Por meio de nota, a assessoria do deputado informou que prefeito algum pode ser avaliado apenas por questões pontuais e que o parlamentar não entende como suas contas puderam ser rejeitadas pelo fato da aplicação 24%, com uma diferença de apenas 1%. O texto afirma que o pedetista vai embargar a decisão.

Ao fim do processo caberá à Câmara de Caruaru apreciar as contas do deputado. Apesar de caber recurso, por se tratar de ano pré-eleitoral, a situação pode causar um grande desgaste. Caso a rejeição das contas seja mantida pela Câmara, Queiroz fica inelegível pelos termos da Lei da Ficha Limpa. A Casa Jornalista José Carlos Florêncio conta com 23 parlamentares, a maioria deles compõe a base de apoio à prefeita Raquel Lyra (PSDB), que por sua vez é adversária ferrenha do ex-prefeito e isso pode fazer a diferença.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO