Estado “desconvida” Alepe e sistema de Justiça da reunião do Juntos pela Segurança

Notícias
Publicado por Karol Matos
10 de junho de 2024 às 18h00min
Foto: Ed Machado

O Governo do Estado enviou um e-mail na manhã deste segunda (10), desconvidando da reunião do comitê do Juntos pela Segurança representantes da Assembleia Legislativa de Pernambuco, além do sistema de Justiça, compreendido pelo TJPE, Ministério Público e Defensoria, que são responsáveis por fiscalizar as ações do programa.

Na última quarta (5), a Seplag tinha mandado um ofício a todos os órgãos participantes do comitê, contendo o cronograma das reuniões para os meses de junho e julho. Os encontros vinham acontecendo, em sua grande maioria, apenas com a participação dos integrantes do Governo.

Em pronunciamento na Alepe, a líder da oposição, Dani Portela (PSOL), que integra o grupo pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Casa, revelou que às 11h recebeu um e-mail informando que não seria mais necessária a participação dos atores do sistema de Justiça e Alepe na reunião prevista para às 16h de hoje, dando a entender que o encontro seria mantido, mas sem a participação desses integrantes.

“O que se quer esconder sobre a segurança pública do estado de Pernambuco? Por que não tratar com diálogo, com transparência? Porque isso não é para ser debate de portas fechadas com o secto do Governo do Estado. Isso é um debate que nos interessa, que interessa o conjunto dos 49 deputados e deputadas eleitos pelo povo de Pernambuco para acompanhar todas as políticas. Imagine, a segurança pública que trata sobre a nossa existência, sobre as nossas vidas, desconvidar o Sistema de Justiça, o Tribunal de Justiça, a Defensoria, o Ministério Público. Por quê? Quais são os dados? Seria apresentada a avaliação desse quadrimestre, desses primeiros meses até maio. A quem interessa a ausência de diálogo?”, questionou Dani.

O Blog Cenário buscou resposta da Secretaria de Planejamento e Gestão, responsável pelo comitê e, por telefone, a assessoria afirmou que as reuniões são capitaneadas pela governadora Raquel Lyra (PSDB), que está em agenda no interior. A representante da pasta reforçou que foi uma questão de ordem prática

Ela ainda reforçou que neste momento o encontro está acontecendo, mas é interno. Questionado sobre quando todos os órgãos titulares devem ser convocados para acompanhar a situação da segurança pública no estado, a assessoria, no entanto, não soube especificar se a remarcação da reunião deve seguir o cronograma enviado na semana passada.

Confira abaixo as datas divulgadas anteriormente:

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO