
Com o objetivo de fortalecer o processo de ensino e aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, idealizou o programa Monitoria Recife. Para este segundo semestre de 2025, foram selecionados 230 estudantes do 9º ano da rede municipal para atuarem como monitores de Língua Portuguesa e de Matemática, recebendo uma bolsa mensal de R$ 200 ao longo dos próximos meses até o final do ano. A partir de 2026, a seleção dos estudantes monitores ocorrerá em fevereiro e eles iniciarão o serviço de apoio aos colegas entre março e dezembro, mantendo o valor mensal de R$ 200.
“Nós precisamos mostrar as boas iniciativas, principalmente aquelas ligadas à formação, à educação, à geração de oportunidade. Vamos mostrar para o aluno que é possível ensinar, que é algo prazeroso transmitir conhecimento e que isso tem um impacto no futuro. Para escolher a carreira de docente, é preciso despertar essa fagulha algum dia. Então, além de estar ajudando os alunos, um dos grandes objetivos desse programa é estimular os jovens ao exercício de ensinar. O nosso país precisa fazer mais isso e uma iniciativa como essa tem o poder de plantar uma semente para frente“, destacou o prefeito João Campos (PSB) sobre a importância do novo programa no futuro dos jovens estudantes da rede municipal.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
A monitoria valoriza a cooperação entre pares, incentivando o protagonismo juvenil e estimulando o desenvolvimento de competências acadêmicas e socioemocionais. A seleção dos monitores é feita durante o mês de fevereiro, dentro de cada unidade escolar, com critérios definidos por portaria específica da Secretaria de Educação, e a monitoria tem duração de 10 meses, a contar a partir de março. Tanto os estudantes envolvidos no programa integram o 9° ano do Ensino Fundamental.
“Quando falamos no movimento de garantir a aprendizagem, e no tempo certo, os estudantes vão uns com os outros, o que tem um potencial enorme, porque temos muito a aprender com os nossos alunos e eles têm muito a ensinar entre eles“, afirmou a secretária de Educação, Cecília Cruz, salientando o potencial de passagem de conteúdo entre os próprios estudantes para além do papel fundamental dos próprios professores.
Nesta primeira edição, que excepcionalmente teve início no 2° semestre de 2025, foram selecionados 230 estudantes — 115 para monitoria de Língua Portuguesa e 115 para Matemática —, que atuarão em 41 escolas da Rede Municipal.
Além de impulsionar o desempenho escolar, o Monitoria Recife contribui para a construção de um ambiente escolar mais colaborativo, acolhedor e voltado à autonomia dos estudantes, reforçando o compromisso da gestão municipal com uma educação pública de qualidade e com foco no futuro.