Coluna da terça: crescimento da bancada 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
29 de abril de 2025 às 00h00min
Foto: Chico Ferreira

Cotado para ser o próximo presidente nacional do PSB, João Campos tem aproveitado os congressos estaduais da sigla como plataforma estratégica para o fortalecimento das chapas à Câmara Federal. O gestor recifense tem intensificado as costuras para atrair nomes com capilaridade eleitoral.

Atualmente com 15 deputados federais, o PSB projeta dobrar esse número na próxima legislatura. A expectativa é que esse eventual crescimento dê mais musculatura ao partido nas negociações orçamentárias, incluindo emendas e participação em comissões, além da definição de pautas no Congresso.

Um outro fator que motiva a ampliação de cadeiras na Câmara é o fundo eleitoral, distribuído de acordo com o desempenho de cada partido nas urnas. Ao liderar esse esforço de expansão, João Campos se projeta como liderança nacional, marcando uma nova fase de estruturação não apenas do PSB, mas da sua caminhada política.

Maratona – Depois de participar dos congressos do PSB no Espírito Santo, São Paulo, Ceará e Paraíba, o prefeito João Campos encerra sua jornada pelos estados nesta quarta (30), em Minas Gerais. No final de maio o gestor deve ser aclamado presidente nacional do partido sem muitas dificuldades.

Silêncio – Provocado a falar sobre a eleição estadual do MDB durante o 8º Congresso da Amupe, o atual presidente do partido, Raul Henry, não quis comentar sobre o assunto, mas disse estar confiante na vitória no dia 24 de maio. Ele disputará contra o deputado estadual Jarbas Filho.

Resultado positivo – O município de Caruaru celebrou nesta segunda (28) 1 ano sem registros de feminicídio. A marca histórica só foi possível devido a um trabalho integrado entre a gestão e outros órgãos, a exemplo da Polícia Militar e do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Empréstimo – A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe vota na manhã de hoje (29) uma operação de crédito no valor de R$ 1,5 bilhão para o Governo do Estado. Embora a oposição tenha feito questionamentos, o projeto será aprovado no colegiado.

Fiscalização – Líder da oposição na Câmara de Caruaru, o vereador Delegado Lessa (Republicanos) visitará a UPA do Vassoural nesta manhã para conferir se existe algum tipo de obra no local. O objetivo é buscar informações e cobrar a abertura do equipamento de saúde.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO