Coluna da sexta: candidatura competitiva 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
18 de abril de 2025 às 00h00min
Foto: Divulgação

Após duas exitosas gestões em Toritama, o ex-prefeito Edilson Tavares (PP) se prepara para concorrer a uma cadeira na Câmara Federal no próximo ano. Além da Capital do Jeans, o empresário tem como ponto de partida a igreja evangélica, onde possui uma grande influência.

Para ampliar seu raio de atuação, Tavares tem como vitrine ações desenvolvidas durante sua administração, que foram capazes de mudar a realidade no município, fazendo com que ele chegasse a 93% de aprovação. A bandeira do Polo de Confecções é um outro elemento que também pode impulsionar seu projeto para 2026. 

Articulada pelo deputado Eduardo da Fonte (PP), a travessia de Edilson Tavares do MDB para o PP foi bastante estratégica. A federação da legenda liderada por Dudu com o União Brasil vai formar uma boa chapa, aumentando as chances de Edilson figurar entre os nomes mais competitivos da disputa.

Interação – Tachado de só utilizar as redes sociais durante o período eleitoral, o secretário da Previdência, Wolney Queiroz, mudou a forma de se comunicar com os seguidores e tem compartilhado com frequência a sua rotina de trabalho em Brasília. Em uma rápida conversa com a coluna, o ex-deputado afirmou que vive seu melhor momento político.

Contagem regressiva – Se nada mudar, Aline Nascimento (PP) voltará a ocupar uma cadeira na Câmara de Caruaru no dia 2 de maio, quando o titular do mandato, Renato Lyra (PP), se afastará do cargo para ocupar a Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, recém-criada no governo Rodrigo Pinheiro. A suplente está na expectativa para o retorno.

Sem titular – Enquanto isso, a pasta do mesmo segmento criada no governo Raquel Lyra segue sem titular. Nos bastidores, o deputado Romero Albuquerque (UB) teria sido convidado para assumir ou indicar o comando da secretaria executiva do Bem-estar Animal – ligada à secretaria de Meio Ambiente –, mas não aceitou. Desde então, o espaço permanece vazio.

Fim – Com a garantia do presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), de que o processo de cassação só entrará em votação no plenário pelo menos 60 dias após a análise da CCJ, o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) encerrou, ontem (17), a greve de fome que durou oito dias. Durante o período, o parlamentar recebeu a solidariedade de diversos colegas.

Migração – Após a governadora Raquel Lyra trocar o PSDB pelo PSD, chegou a vez do governador Eduardo Leite fazer o mesmo trajeto. A filiação está marcada para o dia 6 de maio, em Porto Alegre. Com a mudança, a legenda tucana que em 2022 elegeu três governadores, ficará apenas com Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO