
A deputada estadual Rosa Amorim (PT) está em Minas Gerais em um ato com o presidente Lula nesta sexta (7). O Ato Nacional em Defesa da Reforma Agrária acontece no Acampamento Quilombo Campo Grande, em Campo do Meio, no sul de Minas.
“Estamos aqui recebendo o presidente Lula, que veio assinar o decreto de desapropriação dessas terras onde vivem 500 famílias, mas também de outros territórios que finalmente virarão assentamentos da reforma agrária”, explica Rosa. Essa é a maior desapropriação desde 2017, com 13.305 hectares desapropriados em sete áreas, beneficiando cerca de 800 famílias, segundo dados do Governo Federal.
Em Pernambuco, até o mês de abril, devem ser entregues áreas para reforma agrária nas cidades de Amaraji, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Itambé, Jaboatão dos Guararapes, Manari, Moreno, Santa Maria da Boa Vista e São Lourenço da Mata. “Essa é uma conquista gigante para todas as famílias que resistem nos acampamentos em todo o estado, fruto de muita luta nossa para garantir que quem planta possa ter um pedaço de chão pra viver e produzir”, ressalta a parlamentar.
O Quilombo Campo Grande é um local emblemático: as famílias vivem no local desde 1998 e já plantaram mais de 2 milhões de pés de café na área, que são produzidos sem agrotóxicos. Elas também resistiram a muitos despejos violentos e hoje recebem o presidente Lula pra assinar a desapropriação das terras.
Lula também confirmou iniciativas de financiamento para desenvolver os assentamentos, para aumentar a produção de alimentos e também para avançar na educação no campo. As ações estão vinculadas ao programa Terra da Gente, que deve liberar R$ 1,6 bilhão em crédito e distribuir 12.297 lotes em 24 estados.