
Em menos de 24 horas o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, recebeu os dois principais líderes políticos de Pernambuco. Tanto João Campos (MDB), quanto Raquel Lyra (PSDB), travam nos bastidores uma disputa para ter a legenda no palanque em 2026.
Embora os emedebistas ocupem duas secretarias no governo João Campos, não está descartada uma filiação de Raquel ao partido, ou até a fusão do MDB com o PSDB, o que mudaria toda a configuração. De acordo com uma fonte do partido, lideranças do MDB estão muito entusiasmadas com essa possibilidade.
Enquanto João tem ao seu lado o presidente estadual do MDB, Raul Henry, o senador Fernando Dueire (MDB) advoga por Raquel na Capital Federal. Na prática, Baleia tem um problema bom para resolver, já que ambos são lideranças em ascensão e demonstram compromisso com o crescimento da legenda.
Atenta – Apesar das declarações do novo presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, favoráveis ao projeto que será encabeçado por João Campos (PSB), a governadora Raquel Lyra (PSDB) não desistiu de ter o partido no seu palanque em 2026. A tucana precisa montar um arco de aliança robusto para chegar competitiva na eleição.
Dia e hora – A eleição para as comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco acontece na manhã desta sexta (14), às 10h. Com tantas reviravoltas, a tendência é que a base governista saia menor na Casa e sofra derrota nos três principais colegiados.
Relâmpago – A liderança do União Brasil na Alepe permaneceu poucas horas nas mãos da deputada Socorro Pimentel. Não demorou muito para que o deputado Romero Albuquerque (UB) recuasse da decisão momentânea e o comando provisório da legenda voltasse para Antonio Coelho (UB).
Levou a pior – Vereador de primeiro mandato, Thiago Medina (PL) tentou se autoproclamar presidente da Comissão na Câmara do Recife e acabou tomando uma invertida dos vereadores Felipe Francismar (PSB) e Rodrigo Coutinho (Republicanos), que usaram da experiência para anular os argumentos do bolsonarista
Novo integrante – Durante sessão solene realizada nesta quinta (13), o advogado, procurador municipal e presidente da subseção da OAB de Vitória de Santo Antão, Washington Amorim, tomou posse como membro efetivo do TRE-PE em uma das vagas reservada à advocacia. Muita gente da política fez questão de marcar presença.