Coluna da quinta: prefeita visionária 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
16 de janeiro de 2025 às 00h00min
Foto: Américo Rodrigo

Eleita prefeita de Lagoa Grande em 2024, Catharina Garziera (PSB) reuniu, nesta quarta (15), representantes de poderes, autoridades, empresários, políticos e veículos de imprensa para apresentar o potencial turístico, cultural, econômico e gastronômico que possui o município.

Considerada a Capital Pernambucana da Uva e do Vinho, Lagoa Grande possui cerca de 25 mil habitantes e está posicionada como o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do São Francisco, algo que representa em torno de R$ 500 milhões – e é responsável por contribuir com um quarto da produção nacional da fruta.

A movimentação de Catharina juntamente com o seu secretário de Relações Institucionais, Silvio Rodrigues, foi bastante estratégica para aproximar o governo das instituições. Um exemplo é que secretários estaduais fizeram questão de marcar presença e transmitir a mensagem da governadora Raquel Lyra (PSDB).

Entrando no clima – Presentes em Lagoa Grande, o presidente nacional do TJPE, Ricardo Paes Barreto; o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; e o  futuro superintendente-geral da Alepe, Aldemar Santos, o Dema, fizeram questão de participar da “pisa da uva”, uma das mais antigas tradições da vitivinicultura, ao lado da prefeita Catharina Garziera (PSB).

Sensibilidade – Após um apelo do Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social para que a Secretaria da Fazenda do Governo do Estado fizesse o pagamento de uma emenda no valor de R$ 50 mil, o secretário Wilson de Paula liberou o repasse na última terça (13). 

Nova casa – Filiado ao União Brasil, o prefeito de São Caetano, Josafá Almeida, que é aliado de primeira hora do deputado Luciano Bivar (UB), deve assumir o comando do PRD em Pernambuco na segunda quinzena de fevereiro. Um nome que certamente disputará uma cadeira na Alepe pelo partido é Raffiê Dellon.

Recuou – Apos repercussão negativa, o Governo Federal editou a Medida Provisória para reforçar as regras já existentes sobre as transações financeiras via PIX. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicou que a MP reforça a gratuidade do uso nas transações e todas as cláusulas de sigilo bancário em torno do método.

Repercussão – Um dos vídeos do deputado Nikolas Ferreira (PL) tratando da polêmica dos últimos dias sobre o PIX já foi visualizado por mais de 266 milhões de pessoas. O jovem tem influenciado bastante na internet e tem tudo para potencializar o discurso da direita em 2026.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO