Segundo partido que elegeu o maior número de prefeitos no país na última eleição municipal, o MDB será uma legenda bastante estratégica em Pernambuco no próximo ano, já que possui um bom tempo de rádio e TV e também por ser considerado uma ‘grife’, pelo fato de abrigar lideranças expressivas a nível nacional.
Sabendo da importância em ter a legenda no seu palanque, João Campos (PSB) tem feito gestos desde o período pré-eleitoral, quando ajudou a montar a chapa proporcional que elegeu três vereadores no Recife, e depois ofertou espaços a todas as alas do MDB na gestão. Entretanto, deve pesar a discussão sobre a vaga para o Senado.
O partido vai trabalhar duro para ampliar as bancadas estadual e federal e a posição política e eleitoral adotada pelo MDB em 2026 vai ser importante para o resultado de expansão desse projeto.
Voz ativa – Crítico ferrenho do modelo de gestão adotado por Evandro Carvalho na Federação Pernambucana de Futebol, o presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), voltou a apontar falhas do mandachuva da FPF após as eliminações de Retrô e Santa Cruz na Pré-Copa do Nordeste no último sábado (4).
Herança – A prefeita de carpina, Eduarda Gouveia (Podemos), tem feito questionamentos relacionados ao governo do seu antecessor, Manuel Botafogo (PMN). O primeiro foi sobre uma suposta dívida com a empresa que recolhe o lixo da cidade. A segunda, diz respeito ao abandono de uma unidade de saúde.
Mudança inesperada – Muita gente tomou um susto com a troca de comando na Copergás, principalmente o ex-presidente, Felipe Valença, que foi comunicado da decisão na sexta (3). Bruno Araújo, ex-presidente do PSDB e responsável pela indicação, também foi pego de surpresa.
Mais cara – Desde ontem (5) os passageiros de ônibus do Grande Recife começaram a pagar passagens com valor reajustado. A tarifa teve aumento de 4,2% e passou de R$ 4,10 para R$ 4,30. De acordo com o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), o reajuste ficou abaixo da inflação acumulada de março de 2023 a novembro de 2024.
Eleição – Nesta terça (7), o Ministério Público de Pernambuco vai definir a lista tríplice para o próximo procurador-geral de Justiça do biênio 2025-2027, para logo após ser encaminhada à governadora Raquel Lyra (PSDB), que escolhe um nome. Estão na disputa: Deluse Amaral Rolim Florentino, José Paulo Cavalcanti Xavier Filho, Maria Lizandra Lira de Carvalho, Maviael de Souza Silva e Silvio José Menezes Tavares.