Coluna da segunda: necessidade de renovação 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
21 de outubro de 2024 às 00h00min
Foto: Gabriel Paiva

Maior partido de esquerda da América Latina, o PT vem perdendo protagonismo nos estados e municípios a cada eleição disputada. Esse encolhimento da legenda pode ser analisado de diversas maneiras, uma delas é a dificuldade no processo de renovação dos seus quadros.

Sobrevivendo em função do presidente Lula, o Partido dos Trabalhadores não conseguiu eleger nenhum prefeito nos grandes centros no dia 6 de outubro. Entretanto, respira disputando o segundo turno em quatro capitais: Cuiabá, Fortaleza, Natal e Porto Alegre.

Com o avanço da direita e do centrão nas eleições municipais, será necessária uma avaliação profunda sobre futuras alianças, discursos e principalmente a forma de atuar enquanto legenda nos poderes Executivo e Legislativo.

Impossibilitado – Se a presença de Lula na reta final do segundo turno em Pernambuco já vinha sendo descartada, com o acidente doméstico no último sábado (19), ficou inviabilizada, pelo fato de seus médicos terem orientado evitar viagem aérea de longa distância.

Apoio em bloco – Mais de 100 agremiações de Olinda foram às ruas no sábado (19), em apoio a Vinicius Castello (PT), que trava uma disputa no segundo turno contra a Mirella Almeida (PSD). A cidade que já respira o Carnaval se transformou em uma grande festa dos apoiadores do petista.

Ofensiva – A eleição de Olinda, que será decidida voto a voto, está cada vez mais acirrada. A candidata Mirella Almeida (PSD), mandou uma repórter para mostrar às pessoas na rua as polêmicas mensagens associadas a Vinícius Castello (PT), e perguntar a opinião delas sobre o conteúdo.

Aliados – Enquanto isso, Vinicius Castello (PT) também tenta desidratar Mirella Almeida (PSD), associando a imagem dela a do atual prefeito, Professor Lupércio (PSD), que tem uma alta rejeição. O material em vídeo afirma que “Mirella é Lupércio” e detalha o lixo nas ruas, buracos, insegurança e escolas sem aulas.

Overdose de números – A última semana de campanha em Olinda promete ser bastante movimentada. Oito pesquisas de sete institutos foram registradas para ser divulgadas a partir de hoje (21) até o próximo sábado (26), véspera do segundo turno no município.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO