Davi Muniz questiona posse de Matuto e toma medidas para tentar assumir vaga na Alepe

Notícias
Publicado por Karol Matos
24 de setembro de 2024 às 20h00min
Foto: Divulgação

O vereador do Recife, Davi Muniz (PSD), que era primeiro suplente do PSB, emitiu nota criticando a posse de Júnior Matuto (PSB) enquanto deputado estadual na Alepe, assumindo a vaga no lugar do deputado José Patriota, que faleceu na semana passada.

Havia uma expectativa sobre quem ocuparia a cadeira, já que mesmo tendo deixado o PSB, Davi poderia ser empossado, assim como aconteceu em Petrolina, com Lucinha Mota. Desta forma, a sigla teria que ir à Justiça para reivindicar a vaga.

Durante a posse de hoje (24), Matuto disse ele mesmo ter sido pego de surpresa com a informação, porque nem o próprio estava esperando assumir o mandato.

A reviravolta começou ontem (23), quando o PSB se antecipou ao anuncio de vacância, enviando um requerimento à presidência da Casa solicitando que a convocação fosse feita a Matuto, usando como base o entendimento do do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em outra ação que o próprio Davi já tinha movido contra a legenda.

Em nota, Muniz pontuou como negativa a decisão que deu posse a Matuto e afirmou que sua equipe está tomando as medidas cabíveis.

Confira:

Recebemos a decisão com serenidade, mas com surpresa. A insistência da Alepe em empossar Júnior Matuto representa uma afronta direta à ordem de diplomação definida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), colocando a Assembleia em confronto com o tribunal e em desacordo com a jurisprudência consolidada. Nossa equipe jurídica já está tomando todas as medidas necessárias para garantir o respeito ao resultado das urnas e à democracia. Enquanto isso, sigo focado na minha campanha de reeleição para vereador do Recife, trabalhando por um futuro melhor para nossa cidade.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO