O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, e o diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem), Ary Moraes, firmaram um protocolo de intenções esta semana visando iniciar o processo de construção da sede própria da gerência regional do Ipem – órgão delegado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) – e também do primeiro laboratório de certificação e análises têxteis do Norte/Nordeste, que ficará situado no Polo de Desenvolvimento Sustentável do Agreste (PDSA).
O novo laboratório beneficiará, principalmente, as indústrias do polo de confecções e vestuário do Estado, concentradas em alguns municípios do Agreste. Entretanto, de acordo com Ary Moraes, terá capacidade para atender também às eventuais necessidades de cidades de outras regiões.
Entre seus principais pontos, o documento prevê ações da Prefeitura de Caruaru para assegurar a doação do terreno onde será implantado o novo complexo, de importância estratégica para o fortalecimento e expansão do segmento de confecções do Estado, considerado o segundo maior do Brasil. O laboratório também será o segundo no país dedicado exclusivamente à análise e certificação têxtil. O primeiro equipamento já está em operação na cidade paranaense de Londrina. A construção do complexo também tem como objetivo gerar novas vagas de emprego na região Agreste.
A solenidade de assinatura do protocolo entre a Prefeitura de Caruaru e o Ipem contou com a participação de diversas autoridades locais. Entre elas, o presidente da Câmara Municipal, Bruno Lambreta, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico do município, Pedro Augusto, além de outros secretários e representantes de entidades ligadas ao setor econômico, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), e a Audaces, empresa desenvolvedora de soluções tecnológicas na área têxtil.