Embora o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, tenha falando em uma de suas visitas a Pernambuco que Rodrigo Pinheiro seria uma prioridade nacional do partido para 2024, o candidato à reeleição ainda não recebeu nada do fundo eleitoral, mesmo após 15 dias de campanha. Enquanto isso, seu principal adversário na cidade, Zé Queiroz (PDT), recebeu mais de R$ 1,5 milhão da sua legenda para o primeiro turno.
Candidato com maior estrutura na Capital do Agreste, ele não tem publicado nenhum gasto, muito menos receitas no sistema online do Tribunal Superior Eleitoral. A questão não fica apenas com o PSDB, que é a sigla do candidato, mas também com as demais legendas que compõem a coligação e poderiam encaminhar recursos para Rodrigo, mas até agora o montante foi zero. É óbvio e previsível que o PSDB enviará uma fatia do fundo eleitoral para o gestor, mas enquanto isso não acontece, o tucano tem buscado outros meios para manter a volumosa campanha que ele tem realizado na cidade.
Em tempo, não foi apenas o tucano que foi deixado “à míngua” nos primeiros dias de campanha. Todos os outros nomes da majoritária em Caruaru também estão tendo que se desdobrar para manter suas equipes e materiais em campo. A bronca é a mesma para Armandinho (SD), Fernando Rodolfo (PL), Maria Santos (UP) e Michelle Santos (PSOL). Enquanto isso, o tempo vai passando e cada dia de campanha conta.
Após a publicação desta matéria, a comunicação do diretório nacional do partido entrou em contato com nossa equipe, esclarecendo que as regras internas determinam que os recursos sejam enviados para os diretórios estaduais e estes fazem a distribuição para os candidatos. Ele informou ainda que parte do montante já está com o PSDB Pernambuco.
“Os critérios sugeridos pelo nacional indicam racionalidade, justiça e equidade e, sobretudo, densidade eleitoral e política. Uma informação adicional: metade dos recursos para os diretórios estaduais já foi encaminhada. A outra metade será enviada em setembro. Cabe a cada diretório estadual repassar aos respectivos candidatos de acordo com os critérios que expliquei acima”, disse o PSDB nacional em comunicado.
No dia seguinte a esta publicação, os recursos entraram em caixa para Pinheiro.