Jaboatão lança programa inédito de fomento aos PMEs

Notícias
Publicado por Redação
6 de julho de 2024 às 09h15min
Foto: Chico Bezerra

O prefeito Mano Medeiros (PL) lançou, nesta sexta (5), o Jaboatão Pode – Programa de Oportunidade e Desenvolvimento Econômico, voltado para o fomento aos micro e pequenos empreendedores do município. O programa é inédito e vai permitir que os PMEs de Jaboatão possam se formalizar, ter acesso a linhas de crédito e vender seus produtos para grandes empresas. Tudo isso, de forma desburocratizada e simplificada, utilizando uma plataforma de negócios online,  que funciona como uma espécie de vitrine, tanto para as empresas que querem vender, quanto para órgãos públicos e iniciativa privada, interessadas em consumir.

Antes mesmo do lançamento, o programa já vem sendo reconhecido como uma iniciativa inovadora e estará sendo apresentado como boa prática em evento nacional do qual o município participará, em Brasília, na próxima semana, onde apresentará a estrutura do programa, como exemplo e modelo nacional, para servir como referência e ampliar a rede de parceiros.

O Jaboatão Pode vem realmente para fazer a diferença para o micro e pequeno empreendedor do nosso município. Muitas dessas pessoas são invisíveis e a gente está aqui para ajudar de forma coletiva, para que elas sejam visíveis. E com as negociações de compra e venda municipais circulando na própria região, a economia como um todo do nosso município será beneficiada, com mais emprego e renda, mais empresas formalizadas e diversificação da cadeia econômica e produtiva local, promovendo inovação e inclusão social. Dessa forma, Jaboatão será referência no que diz respeito a fomentar a economia local” comemora Mano Medeiros.

Para viabilizar o programa, a Prefeitura do Jaboatão formou um grande hub de parceiros, com instituições financeiras, entidades empresariais e civis como o SEBRAE, Associação Comercial de Pernambuco – ACP, PROCON, entre outras, para ajudar no processo de inserir os informais no mercado de negócios. “Trata-se de uma ação que promete impactar de forma muito positiva o município”, afirma Bruno Cruz, secretário especial de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Vamos pegar aquele empreendedor nato e ajudá-lo a se formalizar e conseguir vender para o município e iniciativa privada e se encaixar nos grandes mercados”, explica. 

Para ter acesso ao programa, o micro e pequeno empreendedor só precisa fazer o cadastro na plataforma, no endereço www.pode.jaboatao.pe.gov.br. Já no ar, a plataforma vai lançar os produtos e serviços que a Prefeitura de Jaboatão precisa adquirir, para que os pequenos possam ter a chance de vender seus insumos e serviços. A nova plataforma disponibiliza espaço, tanto para PMEs que querem vender, quanto para empresas públicas e privadas da cidade, que querem comprar, numa rede de apoio para que o pequeno, médio e grande produtores sejam retroalimentados nas suas necessidades, o que irá fomentar a economia de Jaboatão.  

Redação

Ouça agora AO VIVO