Marca caruaruense promove reforma do Memorial Mestre Manuel Eudócio

Notícias
Publicado por Redação
12 de junho de 2024 às 20h30min
Foto: Rubia Batista/ Manifesta

Em pleno mês de junho, em meio às festividades juninas, Caruaru recebeu de volta mais um ponto turístico para quem quer conhecer a arte do barro no Alto do Moura: o Memorial Mestre Manuel Eudócio. O espaço esteve fechado nos últimos 5 anos e foi reinaugurado nesta terça-feira (11).

Manuel Eudócio foi um dos mais renomados mestres do barro do Brasil, nasceu e viveu no Alto do Moura, onde dedicou sua vida à criação de peças que retratam a cultura e o cotidiano nordestino. Considerado um discípulo de Mestre Vitalino, Eudócio perpetuou a tradição do Alto do Moura como uma das maiores concentrações de artesãos em barro do mundo e foi reconhecido nacionalmente por sua arte.

A reforma do museu foi realizada pela Manifesta, marca de vestuário nascida em Caruaru que, recentemente, lançou sua nova coleção inspirada nas obras de Manuel Eudócio e seus filhos. O projeto foi produzido pelo arquiteto Carlos Plácido, do Plácido Arquitetura.

O arquiteto Carlos Plácido e a criadora da Manifesta, Beatriz Soares – Foto: Rubia Batista/ Manifesta

O Memorial Mestre Manuel Eudócio é um espaço dedicado a preservar a memória e o legado do artesão, abrigando suas obras, documentos e objetos pessoais que contam a história de sua vida e trabalho. Com a reforma, o memorial foi revitalizado e ampliado, proporcionando uma experiência ainda mais rica e imersiva para os visitantes. Além disso, a oficina de Ademilson, um dos filhos que mantém o legado do pais, também foi restaurado e integrado ao memorial.

Sendo uma marca de moda pernambucana que desenvolve coleções inspiradas em obras e artistas pernambucanos, a Manifesta esteve em contato direto com registros de Manuel Eudócio durante o processo de desenvolvimento da nova coleção e, por isso, liderou a iniciativa de restauração do memorial. “Nosso objetivo é valorizar a cultura local e oferecer um espaço onde as pessoas possam conhecer mais sobre a história e a obra de Manuel Eudócio”, afirma Beatriz Soares, diretora da Manifesta.

Visitantes de todo o Brasil que estarão prestigiando o Maior e Melhor São João do Mundo terão a oportunidade de explorar um novo espaço cultural que homenageia um dos maiores ceramistas do país.

Entre os convidados que prestigiaram a reinauguração estiveram o futuro doutor Honoris Causa, Mestre João do Pife, e o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Hérlon Cavalcanti, que de antemão já se comprometeu em discutir com a família Eudócio um meio, através do município, para manter o espaço que já foi 100% restaurado por iniciativa das empresas parceiras.

Mestre João do Pife – Foto: Rubia Batista/ Manifesta
Redação

Ouça agora AO VIVO