A Prefeitura de Olinda e a União dos Afoxés de Pernambuco realizam coletiva de imprensa, nesta segunda (3), às 10h, no Palácio dos Governadores, sede do executivo municipal. O encontro apresenta o início dos trabalhos com alvo no reconhecimento do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao Carnaval de Olinda.
Considerada uma das maiores manifestações populares do país, a festividade é expressão da alegria do povo, movimentando as mais diversas cadeias produtivas.
O Inventário Nacional de Reconhecimento Cultural (INRC) é um importante instrumento para a produção do conhecimento e salvaguarda dos saberes, artes, ofícios, formas de expressão, celebrações e modos de fazer e viver a cultura. A iniciativa em Olinda é uma proposta da União dos Afoxés de Pernambuco, contando com fundos do Funcultura.
O evento é coordenado pelo advogado Fabiano Santos, presidente da União dos Afoxés. Na oportunidade, o prefeito da cidade, Professor Lupércio (PSD), estará disponível para atender os profissionais, ao lado da secretária de Patrimônio e Cultura, Gabriela Campêlo, e demais gestores.