Jarbas Filho destaca avanço na alfabetização em Pernambuco

Notícias
Publicado por Redação
29 de maio de 2024 às 14h50min
Foto: Thiago Lemos

As melhorias nos índices de alfabetização de alunos de Pernambuco e do Brasil foram tema de pronunciamento do deputado Jarbas Filho na sessão plenária desta quarta (29). Na tribuna, o parlamentar destacou que tanto o Brasil quanto o Estado conseguiram avançar para que os estudantes aprendam a ler e escrever até o 2º ano do ensino fundamental.

Jarbas falou baseado em números do Indicador Criança Alfabetizada, medido pelo Ministério da Educação (MEC) e divulgado na última terça-feira (28) pelo presidente Lula e pelo ministro da Educação, Camilo Santana, numa solenidade em Brasília que reuniu governadores de todo o País.

O deputado estadual ressaltou que o Brasil tem 56% das crianças até o 2º ano do fundamental alfabetizadas. Esse era praticamente o mesmo índice antes da pandemia de covid-19, 55%. Significa que o País conseguiu melhorar o baixo desempenho de 2021, que ficou em 36%, afetado justamente pelo coronavírus, que provocou a suspensão de aulas presenciais nas escolas brasileiras.

Pernambuco também melhorou o indicador de alfabetização. Temos hoje no Estado 59% dos alunos do 2º ano sabendo ler e escrever, percentual maior que o registrado nacionalmente, que é de 56%. Nosso Estado também apresentou crescimento, se comparado com 2019, quando esse índice era 45%”, afirmou Jarbas Filho. “Parabenizo o esforço da educação pernambucana, pois o percentual de estudantes alfabetizados nessa série chegou a 28% em 2021”, complementou o deputado.

Jarbas destacou também que somente 11 cidades de Pernambuco registraram 80% ou mais de alunos alfabetizados até o 2º ano, segundo esse indicador do MEC. A meta do governo federal, anunciada pelo presidente Lula para os governadores na cerimônia da capital federal, é que todos os Estados e municípios alcancem 80% em 2030. 

Chamo a atenção para a cidade de Machados, no Agreste, que ficou com 86,9% de crianças alfabetizadas na idade certa. O município já chegou a esse percentual agora em 2024, portanto seis anos antes da meta estipulada pelo presidente Lula. Quero parabenizar o prefeito Juarez da Banana pelo resultado, pois priorizar o ensino na infância influencia diretamente para que mais tarde estas crianças tenham um futuro promissor”, enfatizou.

Ele também elogiou o desempenho de outras quatro cidades pernambucanas. “Salgueiro, do prefeito Marcones Sá;  Paranatama, gerida por Valmir do Leite; Ipubi, do prefeito Chico Siqueira;  e Betânia, do prefeito Mário Flor, também merecem destaque, pois alcançaram mais de 70%, ou seja, se aproximam da meta do Governo Federal”, pontuou. 

Segundo o MEC, Salgueiro tem 75,9% dos estudantes alfabetizados até o 2º ano. Paranatama registrou 74,1%, Ipubi ficou com 72% e Betânia alcançou 70,5%. “O caminho está sendo percorrido e merece ainda mais investimentos. Os gestores municipais, não só destas cidades, como de outras que também lutam por uma boa educação, podem contar com o nosso mandato”, disse Jarbas. 

O parlamentar ainda falou sobre a campanha salarial dos professores da rede estadual. “Quero aproveitar também este espaço para celebrar que os professores da rede estadual chegaram a um acordo com o governo de Pernambuco. Eles aprovaram ontem (terça-feira, 28) em assembleia, por unanimidade, a proposta do Estado. Este era um desejo do meu mandato e desta Casa quando votamos o aumento do piso salarial em junho. É um ganho para a categoria”, ressaltou. 

O aumento para todos os docentes será pago a partir deste mês de junho. Os reajustes vão de 3,62% até 15%, podendo chegar a 20%. Não só os professores, mas os assistentes e analistas da educação também vão ganhar aumento nos salários”, disse Jarbas, ressaltando a importância de continuar investindo na educação.

Redação

Ouça agora AO VIVO