Nesta terça (28), a Câmara dos Deputados realizou a sessão solene de homenagem aos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. O presidente da Frente Parlamentar dos dois países no Congresso Nacional, deputado Eduardo da Fonte (PP), comemorou o estreitamento dos laços e o intercâmbio de informações.
Em seu discurso, ressaltou a relação bilateral entre os dois países. “O evento de hoje celebra o bicentenário da relação entre Brasil e os Estados Unidos, que sempre foi pautada na democracia, na constituição e no respeito entre os dois países. Desde o início de nossas relações diplomáticas, nossos países vêm trabalhando para promover a paz, a estabilidade e a prosperidade nas Américas e no mundo”.
Como presidente, o deputado esteve à frente de importantes movimentos, como o fomento de pesquisas colaborativas entre os os dois países para facilitar o diagnóstico precoce e o tratamento de doenças raras e o acesso aos respectivos medicamentos e também a visita do secretário adjunto de Assuntos Econômicos e Negócios Norte-Americano, Ramin Toloui.
Estiveram presentes no ato o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD); a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley; a ministra da Cultura, Margareth Menezes; o senador e presidente do Grupo Parlamentar Brasil-EUA no Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB); e o embaixador e chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério das Relações Exteriores, Bruno de Risios Bath.
O deputado finalizou o seu discurso falando da importância do evento. “Que este seja um momento de reflexão e renovação do compromisso entre nossos países para que possamos continuar trabalhando juntos em prol de um mundo mais justo, seguro e sustentável para todos”, disse.