
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, recebeu, nesta quinta (18), a Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta comenda concedida pela Câmara Municipal do Recife a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cidade.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
A homenagem, proposta pelo vereador do Recife, Hélio Guabiraba (PSB), aprovada por unanimidade, reconhece a trajetória pública e o trabalho do ministro em defesa do Recife. Silvio, que já foi vereador do Recife, deputado estadual, deputado federal e secretário de Estado, destacou em seu discurso a emoção de receber a honraria e reafirmou seu compromisso com o Recife, Pernambuco e o Brasil.
“Agradeço de coração a todos os vereadores e ao povo do Recife por este reconhecimento. Essa medalha reforça meu compromisso de continuar trabalhando muito pela nossa cidade, por Pernambuco e pelo Brasil, sempre ao lado do presidente Lula e do prefeito João Campos”, afirmou o ministro.
Na cerimônia, estiveram presentes autoridades políticas de diversas colorações partidárias, lideranças empresariais e representantes da sociedade civil. Durante o evento, o ministro de Lula lembrou da sua passagem pela Casa José Mariano aos 21 anos, sendo o mais jovem vereador da história do Recife. Nesse período, Costa Filho ressaltou momentos emblemáticos na sua legislatura como a criação do parlamento jovem, dando voz e vez aos adolescentes da cidade.
O ministro de Lula também lembrou de ações importantes que foi desenvolvida pelo povo recifense enquanto deputado estadual e federal. A homenagem reforça o protagonismo do ministro, que vem ganhando destaque no Governo Federal pela sua capacidade de diálogo e articulação, especialmente junto ao setor produtivo e às lideranças políticas do país.
“Hoje é um dia especial nesta Casa. Estamos reunidos para prestar uma justa homenagem a um recifense que carrega no coração a política como missão de vida. Silvio Costa Filho, todos nós sabemos, você herdou de seu pai não apenas o nome, mas também a coragem de lutar pelo povo do Recife e de Pernambuco. Essa coragem se soma ao exemplo que sempre teve de sua mãe, Cinthia Costa, uma mulher de valores que ajudou a construir o homem que hoje aqui homenageamos”, disse Hélio Guabiraba, em seu discurso.
O parlamentar destacou a história política do ministro. “Sua trajetória começou cedo, ainda no movimento estudantil da Universidade Católica de Pernambuco”. Em seguida, falou da passagem de Silvio Costa Filho pela Câmara do Recife e a entrada na Assembleia Legislativa, em 2006, onde ele exerceu três mandatos. “Foi vice-líder do governo e secretário de Estado da gestão do saudoso ex-governador Eduardo Campos. Em 2018, o povo pernambucano o elegeu deputado federal, e lá em Brasília, Silvio Costa Filho teve papel de destaque, integrando comissões importantes e relatando projetos de grande impacto, como, por exemplo, a autonomia do Banco Central”.
Em seguida, o vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB), foi convidado a ocupar a tribuna para falar da importância da homenagem. Ele fez uma saudação ao ministro e disse que era “uma alegria poder participar de uma noite como esta”.
Victor Marques falou do cargo que está ocupando e afirmou que ser vice-prefeito do Recife “é um desafio gigantesco, mas a gente conta com apoio de muita gente. Quero fazer o meu registro de sua sensibilidade, do seu carinho e da sua atenção para com a nossa cidade”.
O vice-prefeito observou que o ministro, “ao receber uma homenagem como esta, com o apoio de todos os vereadores desta Casa, tem um simbolismo muito grande. É o Recife quem está lhe abraçando”. Ele disse ainda que o ministro é reconhecido como um dos “que têm o maior diálogo com a população”, além de ser “um grande representante do Recife, que tem muitas entregas para a sociedade”.
Victor Marques encerrou o discurso transmitindo um abraço em nome do prefeito João Campos.