Após uma campanha de sensibilização realizada pelo município, muitas mulheres estão optando por utilizar o DIU como método contraceptivo no Jaboatão dos Guararapes, em vez de laqueadura e anticoncepcional. Por isso, neste sábado, numa parceria da Secretaria de Saúde com o Instituto Angelus, foi feita a inserção do DIU em 80 mulheres, no Centro de Parto Normal, em Sucupira. Ao todo, são 189 atendimentos nos últimos três meses. E o serviço está sendo gradativamente ampliado.
A secretária de Saúde do município, Zelma Pessôa, explicou que Jaboatão firmou parceria com o Instituto Ângelus Saúde, que capacita enfermeiros, e com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE), depois que o Ministério da Saúde autorizou a categoria a realizar a inserção do DIU, em dezembro passado, desde que tenham a qualificação necessária. “O Diu é o segundo método contraceptivo mais eficaz, ficando atrás apenas da laqueadura. E percebemos que era necessário derrubarmos mitos a seu respeito”, salientou a gestora. “Com isso, o número de mulheres interessadas se multiplicou e estamos ampliando o serviço”.
A coordenadora de Saúde da Mulher, a enfermeira Samara Brelaz, ressalta que o procedimento é simples, rápido e seguro. “As pacientes têm acesso pelo Sistema Único de Saúde, basta procurar uma unidade de saúde e aguardar o encaminhamento. A inserção do DIU (uma pequena estrutura em formato de T em cobre) leva poucos minutos, mas antes nós realizamos um teste de gravidez, por precaução. E as mulheres recebem todos os esclarecimentos e orientações necessários, é uma ótima alternativa”, diz.