Jaboatão mobiliza mais de 3 mil pessoas para serviços durante o Carnaval

Notícias
Publicado por Redação
11 de fevereiro de 2024 às 18h00min
Foto: Divulgação/PMC

Nem só de folia se faz um Carnaval. Para garantir que a população brinque com tranquilidade, uma série de trabalhadores estão atuando durante o período, em todos os polos. Só na questão de segurança, são cerca de mil pessoas, entre policiais militares e guardas municipais. Equipes das secretarias de Cultura, Saúde, Assistência Social, Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Econômico estão trabalhando diretamente nos polos, somando mais de 3 mil pessoas. O Conselho Tutelar também está nos polos. Confira alguns serviços.

Além da equipe de saúde de prontidão nos polos, junto com ambulância do Samu para emergências, a Secretaria Municipal de Saúde assegura serviços com atendimento de urgência 24 horas, tanto em Pediatria quanto em Clínica Médica, nas UPAs de Sotave, em Prazeres, de Barra de Jangada, do Curado, Curado II, de Engenho Velho e no Hospital Jaboatão dos Prazeres, em Cajueiro Seco, a cidade está preparada para lidar com qualquer emergência médica.

Além disso, serviços especializados como Traumato-ortopedia nas UPAs de Barra de Jangada e Curado, e Profilaxia Pós-Exposição ao HIV na UPA de Sotave, Prazeres, estão disponíveis para atender às necessidades específicas dos pacientes. Para problemas odontológicos, as UPAs de Sotave, Curado e Engenho Velho oferecem atendimento das 7h às 19h e o Hospital Jaboatão dos Prazeres oferecem atendimento 24h, enquanto o serviço de Emergência Obstétrica está disponível no Hospital Guararapes, em Prazeres.

Para situações como acidentes por animais peçonhentos, aplicação de soro anti-rábico e vacinação antirrábica e DT, o Hospital Jaboatão dos Prazeres é o local indicado. Além disso, postos fixos de atendimento estão distribuídos nos polos do carnaval da cidade, na Casa da Cultura, Jaboatão Centro, o Parque da Cidade em Prazeres, a Praça Murilo Braga em Cavaleiro e a orla de Piedade, em frente ao Sesc, facilitando o acesso aos cuidados médicos.

E para informações e denúncias gerais relacionadas à saúde, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde oferece suporte, com contatos disponíveis através do número (81) 99975-3952 e telefones úteis como o Ceatox para emergências de intoxicação (0800.722.6001), Samu (192) e Corpo de Bombeiros (193).

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania está ativamente engajada no combate à violência contra a mulher. Equipes estão nos polos de Carnaval de Cavaleiro, Prazeres e Jaboatão Centro, durante todo o período festivo, a partir das 15h, fornecendo informações vitais sobre direitos, prevenção e recursos disponíveis. Além disso, o Centro Maristela Just, em Piedade, está de plantão durante todo o Carnaval, das 9h às 18h, oferecendo apoio emocional e orientação jurídica. Em caso de agressões, tanto o Hospital Guararapes quanto as UPAs oferecem atendimento especializado. Denúncias podem ser feitas através da plataforma Mulher Protegida em jaboatão.pe.gov.br/mulherprotegida ou no Maristela Just: 3468.2485 e 99464.6253.

A Prefeitura do Jaboatão, por meio da Superintendência Especial de Proteção e Defesa do Consumidor, disponibilizou um número de Whatsapp para que os consumidores possam registrar reclamações e denúncias neste período de Carnaval. O serviço funciona deste domingo (11) até a terça (13), por meio do número 9.7323-7953 e vem sendo divulgado nos polos carnavalescos.

Caso qualquer cidadão presencie alguma violação dos direitos do consumidor poderá acessar esse número e registrar queixas como cobrança indevida de consumação mínima e taxa de 10% em bares, restaurantes, casas noturnas e quiosques, além de fazer denúncias de irregularidades identificadas, a exemplo de alimentos. Caso seja constatado o problema, o órgão fará um termo de infração e aplicará multa. O estabelecimento terá um prazo de até 20 dias para apresentar sua defesa.

Confira algumas dicas:

·         Bares e restaurantes não podem cobrar consumação mínima
·         A taxa de 10% sobre o serviço é opcional, não pode ser obrigatória
·         É proibida a cobrança de comanda perdida
·         O estabelecimento não pode cobrar por uso de cadeiras e mesas expostas nas vias públicas
·         É permitido haver diferença de preço conforme forma de pagamento, desde que o cliente seja informado antes
·         É proibida a venda casada, ou seja, para adquirir um produto precisa consumir outro.

Redação

Ouça agora AO VIVO