No cenário político do Recife, um feito notável marcou as últimas eleições para o Conselho Tutelar: o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), conseguiu ajudar na eleição de seis conselheiros tutelares. Esta é a primeira vez na história da cidade que um grupo político ligado a um vereador elege seis conselheiros.
O resultado reflete não apenas a força política do presidente da Câmara, mas também a confiança depositada pela comunidade com a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.
Os novos membros do Conselho Tutelar tomaram posse na quarta-feira (10), em uma cerimônia no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco. Vale lembrar que a eleição, que ocorreu em outubro do ano passado, contou com mais de 93 mil eleitores nos 149 colégios eleitorais. O voto foi facultativo.
O fato inédito na cidade para o Conselho Tutelar não apenas estabelece um precedente na história do Recife, mas também representa um passo significativo na direção a uma gestão mais participativa e comprometida com a proteção dos direitos da infância e adolescência.
Foram eleitos pelo grupo político:
- Lenison Gonzaga – 2.025 votos (RPA 2);
- Sandra de Gabé – 1.858 votos (RPA 5);
- Ana Rafaela – 1.512 votos (RPA 6A);
- Maria José de Maria Pequena – 1.289 votos (RPA 3B);
- Mazinho – 1.194 votos (RPA 3A);
- Jeanny – 956 votos (RPA 1).