PT pretende definir até fevereiro qual caminho seguir em Caruaru 

Notícias
Publicado por Redação
30 de novembro de 2023 às 18h00min
Foto: Reprodução

O Partido dos Trabalhadores delimitou até fevereiro o prazo para definir qual caminho deve seguir nas eleições municipais de 2024. A informação foi dada pelo presidente municipal do partido em Caruaru, Léo Bulhões, durante sua participação no Cultura Entrevista – Cenário Político na tarde desta quinta (30).

Além de comandar a sigla, Leo se apresenta como um dos pré-candidatos a prefeito na Capital do Agreste. Quem também postula o cargo é a deputada estadual Rosa Amorim (PT) e essa divisão pode resultar numa disputa interna na legenda. Ela já disse que não será vice. Já Leo, apesar de ter a intenção de ser o nome para 2024, afirmou que pode compor uma outra chapa, caso essa seja a construção partidária. 

É importante que eu me coloque no cenário da disputa politica-eleitoral. Então, é possível, sim, que eu permaneça candidato a prefeito de Caruaru. Se a gente for para as prévias, a gente tem a maioria dentro do diretório. A gente espera que não chegue nesse limite da discussão. Inclusive, é uma orientação da direção nacional que a gente tente evitar ao máximo prévias nos municípios, tente construir um consenso progressivo que é você estar tentando procurar caminhos e alternativas para evitar o embate interno dentro do PT”, afirmou. “Mas o meu nome ele pode, sim, ser colocado para vice, mas não é nesse cenário que a gente trabalhando. A gente não trabalha com isso, a gente não está apresentando isso como condição”, continuou.

A oficialização dos nomes e os caminhos que a legenda deve seguir precisam ser definidos antes do início do período eleitoral.

Pela resolução, o que a gente entende hoje é que isso deve se estender até fevereiro. Se em fevereiro a gente não conseguir dar esse desdobramento do que nós vamos fazer, é possível que a direção nacional dê uma linha e uma orientação de como a gente deve prosseguir por aqui. É isso que dá para entender da última resolução que foi aprovada pela executiva nacional do partido dos trabalhadores”, finalizou Bulhões.

Além de Leo e Rosa, nomes externos também têm desejado ter o PT. O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) buscou o apoio do partido por meio da federação que é composta por PV e PCdoB, mas quem fez o movimento mais ousado foi o ex-deputado José Queiroz (PDT), que na última semana foi até Brasília e abriu diálogo com os principais nomes da legenda, chegando a ser recebido pelo presidente Lula. 

Dirigentes do Partido dos Trabalhadores já chegaram a sentar com esses dois nomes para discutir o cenário de 2024, entretanto, a tese de candidatura própria segue sendo majoritária na legenda petista.

Redação

Ouça agora AO VIVO