A governadora Raquel Lyra (PSDB) pretende realizar, no início da próxima semana, o lançamento do plano de segurança pública do Juntos pela Segurança. O programa foi apresentado em um grande evento realizado em julho deste ano, no Teatro Guararapes. Na ocasião, foram entregues novas viaturas e detalhados os investimentos no valor de R$ 1 bilhão, que seriam aplicados neste setor em Pernambuco.
Nesta mesma cerimônia, a SDS divulgou um calendário para realizar oficinas que colheriam informações para montar um plano de segurança com ações efetivas para reduzir os números de violência em Pernambuco. O prazo para que as medidas fossem apresentadas era 28 de setembro, mas não foi cumprido. No dia seguinte, durante um evento no Palácio do Campo das Princesas, a governadora afirmou que a SDS precisaria de mais um mês, pelo menos, para compilar os dados levantados durante o Ouvir para Mudar, para chegar a um planejamento que pudesse atender às necessidades de cada uma das regiões.
Mesmo não tendo cumprido o novo prazo para anunciar o plano, o Governo do Estado fez entregas e anunciou medidas que já fazem parte do programa, a exemplo do edital para concursos da PM, Bombeiros e Polícia Civil, novas viaturas e equipamentos, inauguração de delegacia e mais ações de combate à violência contra a mulher. Apesar disso, os dados em Pernambuco continuam alarmantes: de janeiro a outubro deste ano, o estado registrou 2.901 Crimes Violentos Letais Intencionais, 2.277 estupros e 42.420 casos de violência doméstica e familiar contra mulheres.
Um plano de segurança pública nunca foi tão urgente e tem sido uma das maiores cobranças ao governo estadual. A expectativa é de que com as ações em curso, os pernambucanos possam voltar a ter a sensação de segurança que já não existe mais. No fim da tarde de ontem (20), a governadora enviou um pacote com 33 projetos de lei que devem ser aprovados ainda este ano pela Alepe. Entre eles, há medidas de valorização dos profissionais de segurança pública, o que, somado à efetividade do Juntos Pela Segurança, fará com que o governo Raquel Lyra inicie 2024 em um novo momento.