A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes inaugura o Centro de Comercialização de Pescados, na Colônia de Pescadores de Jaboatão, em Piedade, nesta sexta (10), às 9h. A iniciativa beneficiará cerca de 800 pescadores artesanais que necessitavam de um espaço com infraestrutura apropriada para escoar sua produção, aprimorando a capacidade de constituição, formalização e gestão deste empreendimento coletivo da pesca artesanal. O evento contará com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, representando o Governo Federal, que deu apoio a esta iniciativa.
“O objetivo do Centro é fortalecer a capacidade de geração de renda dessa categoria, além de proporcionar melhores condições de trabalho, incorporando processos de beneficiamento que agreguem valor à produção dos pescadores”, pontuou o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros. A iniciativa integra uma das etapas do Convênio Jaboatão Gerando Renda Solidária, estabelecido entre o município do Jaboatão dos Guararapes e o Ministério do Trabalho e Emprego. Para implantação do empreendimento, foram destinados recursos no valor de R$ 320 mil, investidos em equipamentos, materiais e insumos.
A Colônia de Pescadores do Jaboatão dos Guararapes existe desde 1999. Em 2017, foi considerada de Utilidade Pública pela Lei Municipal n° 1326. O órgão foi constituído para fins de defesa, representação e assistência aos pescadores e pescadoras artesanais. Esses trabalhadores são majoritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social e com auxílio de programas sociais.