Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda (30), o vereador Fred Ferreira (PL) questionou a suposta entrega de dois votos de aplausos feitos pela vereadora Liana Cirne (PT), sendo um apenas ao senador Humberto Costa (PT), e outro a ele e ao senador Randolfe Rodrigues. O parlamentar reclamou que os requerimentos tiveram pedido de vistas na semana passada, ou seja, ainda não foram votados em plenário.
O requerimento de número 11.410/2023, da vereadora Liana Cirne, visa conceder voto de aplauso ao senador Humberto Costa pelo lançamento do livro “O Brasil Holandês” (Senado, 2023), que trata do domínio holandês em Pernambuco. O documento foi apresentado na Unidade Técnica Legislativa no dia 17 e teve o pedido de vistas na reunião plenária da última terça-feira (24).
No mesmo dia também teve pedido de vista o segundo requerimento destacado pelo vereador Fred Ferreira, de Liana Cirne, de número 11.411/2023, que concede voto de aplauso ao senador Humberto Costa e ao senador Randolfe Rodrigues pelo lançamento do livro “A política contra o vírus – Bastidores da CPI da Covid”.
Para o vereador Fred Ferreira, a entrega dos documentos aos homenageados sem a aprovação em plenário configura-se em atitude grave. “A vereadora sabe de todas as regras da Casa e sabia que só poderia entregar o documento depois que os requerimentos fossem aprovados pelos vereadores em plenário, e não foi o que aconteceu. Deixo o meu voto de repúdio contra a parlamentar“.