Em discurso, presidente da Câmara de Caruaru se emociona e manda recados políticos

Notícias
Publicado por Karol Matos
24 de outubro de 2023 às 17h40min
Foto: Vladimir Barreto

O presidente da Câmara de Caruaru, vereador Bruno Lambreta (PSDB), foi o primeiro parlamentar a usar a tribuna, na sessão desta terça-feira (24), primeira reunião após a Operação Secundus, realizada na última sexta-feira (20) contra parlamentares e servidores da Casa. 

Em seu discurso, Bruno fez questão de enaltecer as outras pessoas que também foram alvos da operação. Primeiro, o vereador Leonardo Chaves (PSDB), que completa 50 anos de vida pública em 2023. “Vossa excelência é uma referência de homem público”, disse Bruno sobre Leonardo. O presidente também fortaleceu Galego de Lajes (MDB), dizendo ser alguém de muita humildade e honestidade. “Muito me honra estar sentado ao lado de vocês”, afirmou.

Bruno Lambreta foi taxativo ao exaltar a importância, idoneidade e correção dos servidores efetivos da Casa, também afetados pela operação, estendendo o cumprimento às famílias. Ele citou um a um dos vereadores (presentes e ausentes), falando sobre a honra de compartilhar esta legislatura com ele, mas ignorando a vereadora Kátia das Rendeiras (Republicanos), que é o cerne da operação que culminou na busca e apreensão da última sexta. Kátia, vale registrar, chegou há pouco na sessão, apenas no fim da fala dos parlamentares, mas não acompanhou o desabafo do presidente e de Leonardo.

O discurso de Bruno Lambreta também teve recados políticos, já que nos corredores da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, a indignação com o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) era geral. Desde a sexta, quando aconteceu a operação, os parlamentares e servidores receberam mensagens e ligações de apoio da classe política, incluindo opositores, mas não do chefe do Poder Executivo de Caruaru, o que, segundo a rádio corredor, magoou profundamente a base do ainda tucano. 

Entre os citados pelo apoio: o ex-deputado e ex-prefeito, Tony Gel, a Miriam Lacerda e Tonynho Rodrigues; ex-deputado e ex-prefeito, José Queiroz; o ex-senador Douglas Cintra; o deputado federal Eduardo da Fonte (PP); o presidente do PT Caruaru, Leo Bulhões, e a senadora Teresa Leitão (PT); o presidente da Câmara de Chã de Alegria, Ricardo Freire; o vereador de Serra Talhada, Zé Raimundo; a prefeita de Rio Formoso, Isabel Racker; o advogado e ex-secretário Braga Sá; além do presidente da OAB Caruaru, Fernando Júnior.

Bruno se emocionou ao lembrar da história de vida do pai e também do legado que ele assumiu após a morte do ex-vereador Lambreta, seguindo um caminho de correção até aqui. “Confio na justiça de Deus, primeiramente, e na justiça dos homens”,  finalizou o presidente, sem comentar de forma direta a operação. O discurso foi fortemente aplaudido por colegas de legislatura e os demais presentes na sessão. 

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO