Mão estendida

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
12 de outubro de 2023 às 00h00min
Foto: Wesley D’Almeida

Coluna da quinta

A passagem de Flávio Dino por Pernambuco foi marcada por diversos gestos aos principais personagens políticos do estado. Embora estivesse sendo recepcionado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), o ex-governador do Maranhão não restringiu sua atenção à gestora, ampliando com frequência os acenos ao seu correligionário, o prefeito João Campos (PSB).

Durante os discursos na Arena Pernambuco, tanto na coletiva, quanto no ato que marcou o anúncio de R$ 160 milhões que foram destinados ao estado para o combate à violência, o ministro da Justiça e Segurança Pública fez as melhores referências de João e Raquel, equilibrando a importância dos dois no exercício da administração pública.

Ao lado João Campos, o ministro revelou que o Compaz seria expandido para todos os estados do país. Ainda na companhia de Raquel, Dino garantiu uma série de ações que irão contribuir em várias diretrizes para o enfrentamento ao crime. A presença de mais um representante da União é a garantia do sistema federativo funcionando, independente das divergências políticas locais.

Notas

Descontração – Fazendo referência a um jogo de futebol, Flávio Dino chegou a dizer que ele e José Múcio atuavam em conjunto no Governo Federal. Múcio na “defesa” e Dino no “ataque”. O chefe do Ministério da Justiça e Segurança Pública ficou bastante à vontade no evento de lançamento do Pronasci 2 e do PAS, em Pernambuco, arrancando risos e aplausos em diversos momentos.

Investimento – Na próxima segunda (16), o ministro Silvio Costa Filho e a governadora Raquel Lyra (PSDB) autorizarão um investimento de R$ 1,6 bilhão em novo terminal de contêineres no Complexo Industrial Portuário de Suape. Na ocasião, eles assinarão o termo aditivo para transferência de titularidade da gestão do porto, que é o maior do Nordeste.

Mobilização – O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que é gay, utilizou as redes sociais para criticar o projeto aprovado em uma comissão da Câmara visando proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O tucano garantiu que a matéria não vai prosperar na Casa e convocou a sociedade para se unir contra a proposta.

Curtas

Missão – Maior expoente bolsonarista do Agreste, o deputado Abimael Santos assumiu, esta semana, o comando do PL de Toritama. O próximo passo será definir as estratégias para 2024.

Repasse – O GT que debate a redistribuição do ICMS para os municípios pretende reunir alguns prefeitos na quarta (18), para apresentar os indicadores finais. O projeto deve ficar pronto na semana seguinte.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO