A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), divulgou, nesta quarta (5), o balanço econômico do MotoFest 2023 que aconteceu, nos dias 28, 29 e 30 de setembro, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.
Caruaru provou que não é só a Capital do Forró, se tornou também a Capital do Rock. Com registro de público em mais de 60 mil pessoas em três dias de evento e uma programação ampla, agradando todos os públicos e faixas etárias, o festival também teve um impacto positivo no turismo, em hotéis e pousadas quase todos lotados, além deles o acampamento do evento chegou a mais de 50% da capacidade.
O levantamento da Prefeitura também apontou que 85% dos turistas aprovaram o MotoFest e 96% do público geral indicam o evento para outras pessoas. “Foi um sucesso total! O Pátio ficou lotado, gente do país inteiro e de outros países também se renderam à beleza e ao encanto do nosso chão. A força da coletividade fez toda diferença. Foi, sem dúvida, o maior MotoFest da história em todos os sentidos, mas principalmente no número de motoclubes participantes. É assim que a gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro faz”, disse o presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti.
O MotoFest possui uma característica importante para o município em relação à movimentação econômica, cerca de 30% do público consumiu em torno de cem reais por dia durante o evento. Com isso, a edição 2023 do festival gerou um impacto econômico estimado em quase seis milhões de reais. Para os comerciantes a aprovação do local, a organização do evento, estrutura e atrações foi de 88,75% e em relação à segurança a avaliação geral foi de 100%.