CCLJ aprova projeto de Antônio Moraes que torna Procissão do Carrego de Lenha Patrimônio Cultural Imaterial de PE

Notícias
Publicado por Karol Matos
26 de setembro de 2023 às 15h00min
Foto: Leoncio Francisco

A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (26), o projeto de resolução 1051/23, de autoria do deputado Antônio Moraes (PP), que indica a Procissão do Carrego de Lenha para obtenção do registro de patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco. A festa, dedicada a São Lourenço Mártir, acontece há mais de 400 anos, na comunidade quilombola de São Lourenço, naquele município, e representa o sacrifício do santo, queimado vivo por proteger o povo cristão.

A igreja de São Lourenço Mártir foi construída no ano de 1555, no distrito de Tejucupapo, em Goiana. Em 1983, foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio histórico nacional e tombada pelo Patrimônio Histórico de Pernambuco em 1994. A homenagem ao santo padroeiro da povoação quilombola de São Lourenço acontece anualmente, entre os dias 1 e 10 de agosto.

“Uma vez que a paróquia de São Lourenço Mártir já foi tombada pelo Patrimônio Histórico de Pernambuco, é justo que seja feito o mesmo com o Carrego de Lenha, um ato de fé que acontece há séculos”, afirmou Antônio Moraes.

A procissão abre os festejos, sempre guiada pela bandeira do padroeiro e embalada pelo som do coco de roda. Centenas de pessoas participam, carregando pedaços de madeira e galhos secos e percorrendo toda a comunidade até a frente da Igreja Matriz, onde a lenha é depositada e, ao final de oito dias, é feita a queima da fogueira.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO