San Martin ganha a terceira Praça da Infância do Recife

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
23 de setembro de 2023 às 20h50min
Foto: Wagner Ramos

A população de San Martin já está desfrutando de um espaço público de alta qualidade, projetado especialmente para o lazer das crianças. Neste sábado (23), a Prefeitura do Recife entregou a Praça da Infância do bairro, fruto de investimentos de R$ 1,5 milhão, que fica na rotatória da Avenida San Martin. 

Construído pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), a partir de consultas à população, o equipamento tem mais de 3 mil m2 de área e é inteiramente dedicado ao público infantil. A primeira Praça da Infância entregue fica na Encruzilhada e a segunda é situada no Compaz Miguel Arraes. A unidade do Ibura está em construção. O prefeito do Recife, João Campos, fez a entrega do espaço, que já é sucesso de frequentadores.

Se fizermos uma cidade pensando nas crianças, pessoas idosas, pessoas com deficiência, nesses três grupos, estaremos fazendo uma cidade melhor para o futuro. Quando falamos na Praça da Infância, é pensando na concepção que parte da premissa de cuidar dessa criança. Se cuidamos delas, cuidamos de todo mundo“, pontuou o prefeito João Campos. 

A nossa cidade tem que ser beneficiada como um todo. Não adianta só fazer investimento e botar dinheiro nas áreas mais ricas, tem que ir para as áreas que mais precisam, e fazer por igual. E vai ter mais, em todo canto, com qualidade. Chegaremos a 10 praças como essas. E autorizamos 60 milhões de reais para isso. Serão 120 praças reformadas em menos de 10 meses”, acrescentou.

Antes do início das obras, a Secretaria Executiva de Inovação Urbana esteve no local para ouvir crianças e adultos por meio de entrevistas e oficinas de cocriação. Os adultos participaram de uma oficina chamada “Varal dos Sonhos”, na qual compartilharam ideias em post-its. As crianças participaram de três dinâmicas: a primeira para expressar suas preferências e preocupações em relação à praça, a segunda para sugerir melhorias na praça, e a última para escolher, por meio de votação, o tipo de brinquedo preferido, sendo balançar, pular e girar os mais votados.

Presente nas cirandas, nas rodas de conversa e de contar histórias, o círculo foi a forma básica escolhida para os espaços da praça. No local, foram implantados três, identificados como vento, planta e fogo, e mais um complementar. O que representa o vento comporta um balanço e um trepa cordas; o círculo planta tem um quiosque com mesas e bancos; e o fogo tem labirinto de troncos, uma casa, uma gangorra e relevos de troncos. 

O círculo complementar contará com três pula-pulas. Todos eles estão conectados por um caminho estruturante que facilita o percurso da criança. As obras incluíram também melhorias na drenagem, acessibilidade, iluminação totalmente nova, instalação de câmeras de segurança, paisagismo, placas de sinalização, novos pisos e passeios.

As Praças da Infância estão sendo criadas a partir de uma metodologia que será replicada em toda a cidade, com soluções específicas e que estejam em sintonia com o seu entorno. Esse método garante que toda criança recifense tenha acesso às mesmas qualidades proporcionadas por estes espaços. O projeto é elaborado a partir do “Guia de princípios para remodelação das praças para infância”, organizado pela Prefeitura do Recife, visando a requalificação paisagística que assegure a motivação de ações voltadas à inclusão, segurança, liberdade, orgulho e visibilidade das crianças.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO