No próximo domingo (17), a 22ª edição da Parada da Diversidade de Pernambuco percorrerá a Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, em defesa da comunidade LGBTQIAPN+. Com o tema “O Amor é um a Política de Resistência”, esta edição tem a deputada estadual Rosa Amorim (PT) entre os seus homenageados.
“Rosa Amorim vai receber esta menção honrosa, porque ela é a primeira parlamentar assumidamente LGBT na Assembleia Legislativa de Pernambuco e assumidamente lésbica. Outra coisa é os últimos fatos que aconteceram com a nossa companheira que recebeu ameaças lesbofóbicas”, afirmou Rivânia Rodrigues, coordenadora do Fórum LGBT de Pernambuco. A entidade agrega mais de 22 instituições, sindicatos, ativistas independentes, redes e coletivos nacionais que organizam juntos a Parada.
Rosa Amorim traz entre as suas principais bandeiras a defesa dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+ nos movimentos populares e na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Em seu mandato, ela integra a primeira bancada LGBT do Brasil, que reúne mandatos municipais, estaduais e federais de todo o Brasil e conta com o apoio da ONG Vote LGBT.
“Para mim, é uma honra receber esta homenagem enquanto deputada estadual, mulher negra e defensora dos direitos da nossa comunidade LGBTQIAPN+. Lutamos por mais direitos e respeito, mas também resistimos para que os direitos que foram conquistados antes de nós não sejam retirados, como estão tentando fazer com o casamento homoafetivo e a adoção por duas pessoas da mesma orientação sexual. Não vamos retroceder!”, destacou a deputada.
Atuação Parlamentar
Em seu mandato, Rosa foi autora de projetos de lei que tramitam na Alepe e tem como objetivo fortalecer e ampliar os direitos da comunidade LGBT. Entre eles, estão:
- PL 000902/2023: Prevê a proibição para qualquer tipo de discriminação baseada na orientação sexual ou identidade de gênero em banheiros, vestiários e afins em espaços públicos e estabelecimentos comercias no estado de Pernambuco.
- PL 000903/2023: Prevê a inclusão como requisito na contratação de empresas para execução de serviços terceirizados com a Administração Pública do Estado que estas tenham política de inclusão de pessoas da comunidade LGBTQIAP+.
- PL 000904/2023: Prevê a criação de recursos para elaboração e execução de uma política estadual de trabalho, emprego e renda em Pernambuco, que garanta o acesso de LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade socioeconômica ao mercado de trabalho.
- PL 000831/2023: Propõe a criação do “Protocolo de Combate às Opressões” nos estádios. Uma medida que pensa um futebol sem preconceito e faz dos estádios espaços de combate à LGBTQI+fobia, ao racismo, às violências contra as mulheres.
- PL 1111/2023: Prevê a criação da Campanha Estadual de Prevenção do Câncer de Colo Uterino na população LGBTQIAPN+ no Dia Estadual de Prevenção de Câncer de Colo Uterino, no dia 27 de outubro. A campanha pauta a promoção de eventos que objetivem a conscientização sobre a doença e a importância do rastreio, diagnóstico e tratamento do Câncer de Colo Uterino com foco específico na população LGBTQIAPN+.
Sobre a Parada
A concentração da 22ª edição da Parada da Diversidade de Pernambuco acontece às 8h, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, no Recife, com discursos e performances artísticas. Em seguida, às 13h, terá início o desfile dos trios elétricos. A programação completa está disponível no Instagram do Fórum LGBT Pernambuco (@forumlgbtpe).
Entre os homenageados estão também o ex-BBB e economista Gil do Vigor, o deputado federal Pedro Campos (PSB) e os deputados estaduais Dani Portela (PSOL) e João de Nadegi (PV).