Nesta semana, associados ao movimento Livres realizaram uma ação na Assembleia Legislativa de Pernambuco para apresentar aos deputados estaduais o Caderno de Políticas Públicas (CPP). Elaborado pelos associados através das setoriais temáticas e sob a liderança da coordenação de políticas públicas da organização, o Caderno apresenta propostas de base liberal para garantir direitos e melhores serviços à população em diversas áreas, como saúde, educação, segurança e ambiente de negócios, tanto a nível estadual como a nível federal.
O documento, publicado nas eleições de 2022, contou com a revisão do Conselho Acadêmico do Livres, do qual fazem parte especialistas de expressividade nacional e internacional, como Elena Landau, que dirigiu o Programa Nacional de Desestatização do governo de FHC, Persio Arida, membro da equipe econômica do Plano Real, e Ricardo Paes de Barros, que foi coordenador técnico do Bolsa Família.
De acordo com Leandro Piquet, professor, economista e especialista em segurança pública que atualmente preside o Conselho, o Caderno apresenta propostas que se conectam com a realidade da população brasileira e que estão acima da dicotomia direita-esquerda: “nosso foco é ajudar a promover a liberdade por inteiro no Brasil e, para que isso seja possível, é fundamental o diálogo com os tomadores de decisão dos mais diferentes campos ideológicos“.
Durante a ação, o documento foi entregue nos gabinetes dos deputados e entregue pessoalmente aos parlamentares que estavam na Alepe, entre eles João Paulo (PT), Renato Antunes (PL), Simone Santana (PSB), Dani Portela (PSOL), João de Nagedi (PV), Antônio Moraes (PP), Abimael Santos (PL) e Mário Ricardo (Republicanos). O CPP também foi apresentado ao presidente da Assembleia, o deputado Álvaro Porto (PSDB), que comentou sobre o caráter democrático da ação.
“O progresso da nossa sociedade depende da colaboração entre cidadãos comprometidos e legisladores dedicados. E é assim, recebendo os diferentes segmentos da sociedade civil, que vamos seguir trabalhando para ajudar Pernambuco a avançar cada vez mais”, destacou.
Para Jefferson Tepo, empreendedor e coordenador do Livres em Pernambuco, a ação teve como objetivo levar uma contribuição da sociedade civil para ajudar a resolver problemas críticos do estado. E comentou: “o povo pernambucano sofre há anos com a violência, o desemprego e com serviços públicos de má qualidade. É necessário apresentar e implementar propostas com base em evidências para superar esse quadro e é isso o que esperamos com a apresentação do CPP aos deputados de Pernambuco”.
Também participaram da ação, Professor Thiago, George Bastos e Lucas Robles, lideranças associadas ao movimento. Esta foi a segunda ação de apresentação do Caderno de Políticas Públicas em Pernambuco, tendo sido a primeira delas na vice-governadoria do estado a Priscila Krause (Cidadania), que também é associada ao movimento, em junho deste ano.
Sobre o Livres
O Livres é um movimento político suprapartidário em defesa do liberalismo, que atua como associação civil sem fins lucrativos desde 2018 no desenvolvimento de lideranças e na curadoria de políticas públicas por meio de campanhas educativas e advocacy por reformas.