A deputada federal Iza Arruda (MDB), que exerce o primeiro mandato na Câmara Federal, recebeu em seu gabinete o editor do Blog Cenário e comentarista da Cultura FM, Américo Rodrigo, que está em Brasília esta semana para acompanhar as movimentações após a volta do recesso no Congresso Nacional.
Ela tem tido papel de destaque desde antes da posse, quando chegou a participar de agendas ao lado do presidente da Casa, Arthur Lira. Iza, que tem uma atuação muito forte junto à bancada feminina, foi indicada ao prêmio Congresso em Foco e concorre à lista de melhor parlamentar.
Uma das coisas mais difíceis de se conseguir no primeiro mandato é ter um projeto aprovado. Na semana passada, a Câmara aprovou uma proposta de Iza Arruda que estimula as empresas a respeitar a lei que prevê o direito da mãe à amamentação e ainda promover ações de estímulo a esse tipo de alimentação. A proposta ainda passará pelo Senado.
“Na agenda de 2030, a gente tem uma estimativa de 70% de crianças que amamentam exclusivamente e nós [Brasil] estamos com um pouco mais de 45%. Nós somos referência internacional com, por exemplo, o Banco de Leite em Pernambuco. Foi o primeiro banco de leite num hospital do país, no IMIP. Então, nós somos referência e vamos aumentar essas estatísticas e dar uma diferença na saúde das futuras gerações” disse a parlamentar.
Iza Arruda integra os quadros do MDB e vem atuando junto aos dirigentes para ampliar o partido no estado. Recentemente, o deputado estadual Jarbas Filho, que concorreu à eleição passada pelo PSB, voltou ao MDB e também têm participado dessas discussões ao lado do Senador da sigla, Fernando Dueire, e do prefeito de Vitória, Paulo Roberto. O partido se reuniu no Recife, na última segunda (7), para discutir os caminhos para 2024.
“A gente está fazendo essas avaliações, em conjunto, para poder trazer mais notoriedade do MDB nos 184 municípios. Então, para isso, a gente está fazendo essas reuniões internas para que a gente possa crescer e mostrar a grande liderança do MDB no nosso estado de Pernambuco”, afirmou Iza.
No Recife, cidade que já foi comandada por Jarbas Vasconcelos, nome histórico do MDB, a legenda ainda discute se seguirá ou não com João Campos no próximo ano. Na entrevista, Iza preferiu não entregar a estratégia.
“Toda a conversa é feita em grupo, não é uma única decisão, não é só Iza Arruda. Nós temos um grupo que vai discutindo cada passo do partido, no decorrer do andar da carruagem. O partido é composto por tantas pessoas, que precisa ser discutido com todos juntos”, finalizou.