Depois da Federação Brasil da Esperança ter oficializado a oposição ao governo Raquel Lyra, o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em Caruaru fará um encontro para renovar a direção interna e, na ocasião, discutirá se ficará ou não na oposição à gestão de Rodrigo Pinheiro (PSDB).
Em entrevista ao programa Cultura Informa, da Cultura FM, nesta segunda-feira (7), o presidente municipal da legenda, Leo Bulhões, disse que ainda não tem data definida, mas a reunião deve ser realizada entre o fim de setembro e o começo de outubro.
“As posições da direção estadual, a gente reconhece e encaminha aqui em Caruaru, porque é uma instância superior e ela orienta os diretórios municipais. A gente segue a orientação do diretório estadual de oposição ao governo Raque Lyra e entende que essa posição do governo municipal de alinhamento com o governo de Raquel, dificulta muito essa relação política que a gente possa ter”, disse Bulhões.
Há alguns meses, Rodrigo ensaiou um movimento à esquerda, se aproximando de Clodoaldo Magalhães (PV) e Humberto Costa (PT), além de integrantes do PSB e PT a nível municipal, com o intuito de ter uma saída para disputar a reeleição, caso rache de vez com a governadora Raquel Lyra e não consiga se manter no partido tucano. Na entrevista, o presidente do PT Caruaru negou que conversas neste sentido tenham acontecido entre ele e Rodrigo, mas ponderou que, dentro da federação, não existe veto ao diálogo com as mais diversas forças políticas.
No Congresso, Lula tem enfrentado dificuldades e vem cedendo ao Centrão, com ofertas de cargos e ministérios para conseguir destravar as pautas de interesse do governo. Leo, que durante o São João, passeou pelo camarote do prefeito, com direito a fotos e abraços, e vem aos poucos mudando o discurso em relação a Rodrigo, citou ainda que as alianças em curso nacionalmente podem reverberar nos municípios.
“O PT tem um projeto nacional. A ideia do PT é que ganhamos a eleição junto de uma ampla aliança para governar o país com o presidente Lula, o vice, Geraldo Alckmin, e todo esse leque de aliança que a gente continua trabalhando para ganhar governabilidade, para Lula poder aplicar as políticas públicas, para poder ganhar no Congresso. Então, esse procedimento, todo esse processo político nacional, ele, claramente, vai ser desdobrado nos municípios”, afirmou o presidente do PT Caruaru.