O município de Tacaimbó se prepara para ir às urnas no próximo dia 3 de setembro, para escolher os vereadores da Casa Deputado Francisco de Assis Barros. Será a primeira vez que uma eleição suplementar para o Legislativo municipal acontecerá em Pernambuco.
A nova eleição na cidade foi marcada devido à cassação das chapas do PSB e PT, decretada no ano passado, por fraude à cota de gênero. Cinco dos nove vereadores eleitos para a Câmara Municipal tiveram seus mandatos cassados. Foram eles: Vado Veneno e Faia do Riacho, ambos do PSB, além de Giva Lourenço, Mardones Quaresma e Nadilson Nunes, os três do Partido dos Trabalhadores.
A nova eleição gerou dúvida na cidade, já que o prefeito Álvaro Marques também é do PT. Em entrevista ao Blog Cenário e Cultura FM, o gestor reforçou que a decisão da Justiça Eleitoral não afeta os cargos de prefeito e vice-prefeito.
“A gente foi surpreendido com essas novas eleições. O TRE entendeu que deveria haver novas eleições para vereador e não para prefeito e vice-prefeito. Deixar bem claro para a população tacaimboense que a questão de prefeito e vice-prefeito está resolvida e vamos concluir nosso mandato”, disse o gestor.
Leia também
- TRE determina nova eleição para vereadores de Tacaimbó
- Eleição suplementar para vereador será no dia 3 de setembro em Tacaimbó
Apesar da cassação ter sido contra cinco parlamentares, a medida acabou anulando mais da metade dos votos válidos em Tacaimbó, comprometendo, assim, os outros quatro vereadores que nada tinham a ver com a questão da fraude, mas acabaram sendo prejudicados, também perdendo os seus mandatos.
Desta forma, os pouco mais de 10 mil eleitores tacaimboenses terão que escolher todos os nove vereadores para a Câmara. O prefeito Álvaro Marques, que tinha maioria na Casa, espera que, após a eleição suplementar, continue tendo uma base consolidada.
“O TRE entendeu que, como as nossas chapas tiveram mais de 52% dos votos, deveria ter eleição geral para vereador, então, as nove vagas estarão abertas e toda a população será obrigada a comparecer. A gente já tinha maioria na Câmara. Já montamos a chapa, já foram registradas, mas a expectativa é a melhor possível para que possamos fazer maioria na Câmara de Vereadores”, afirmou
Como no próximo ano haverá eleição municipal, os nove vereadores que forem eleitos em setembro cumprirão o restante da atual legislatura, que encerra no fim de 2024. A votação em Tacaimbó vai acontecer no domingo, dia 3 de setembro, das 8h às 17h.