Correlação de forças 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
3 de agosto de 2023 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Coluna da quinta

O segundo semestre na Assembleia Legislativa voltou com algumas novidades em relação às bancadas. Enquanto o PT, que reforçava o time dos independentes, passou a integrar a oposição, o Solidariedade vem preparando o terreno para anunciar uma adesão ao governo Raquel Lyra nos próximos dias. 

Os deputados do Solidariedade já vinham fazendo gestos em direção à tucana, que aproveitou o recesso na Alepe para avançar nas articulações. Vale ressaltar que os quatro parlamentares que compõem a legenda apoiaram a ex-deputada Marília Arraes (SD) na disputa para o Governo do Estado em 2022.

A relação entre o Palácio do Campo das Princesas e a Casa de Joaquim Nabuco melhorou bastante nas últimas semanas. O ambiente tem ajudado o Executivo, que vai continuar atuando nos bastidores para atrair os indecisos e ter uma base consolidada, que possa garantir a aprovação de projetos importantes para o Estado.

Regente
Presidente estadual do Podemos, o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, foi o principal responsável pela articulação que vai levar os quatro deputados do Solidariedade para a base da governadora Raquel Lyra (PSDB) na Alepe. O gestor que também é vice-presidente da Amupe tem ampliado seu arco de alianças e relações políticas. 

Retaguarda 
O caminho natural para os quatro deputados eleitos pelo Solidariedade é deixarem a legenda liderada por Marília Arraes e desembarcarem no Podemos logo assim que possível. O movimento em curso deixará a ex-deputada, que tem buscado fortalecer o partido para 2024, isolada estadualmente.

Matando a saudade
O ex-deputado José Queiroz (PDT) foi visto na tarde de ontem (2) circulando no plenário da Alepe. Sempre que é possível, o experiente político visita a sede do Poder Legislativo estadual para rever os antigos e novos colegas, além de atualizar as conversas. Queiroz posou para fotos com parlamentares do PT.

Reconhecimento 
Ao lado do prefeito João Campos (PSB), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quarta (2) o Marco Legal do Ensino Técnico no Brasil. O texto é de autoria do socialista, no período que foi deputado federal e contou com as relatorias de Tabata Amaral (PSB) e Cid Gomes (PDT).

Greve 
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) anunciou, nesta quarta (2), que vai realizar uma greve no metrô da Recife. O anúncio veio logo após uma assembleia realizada pela categoria. A melhoria da estrutura do modal, bem como as condições de travando tem sido objeto de discussão da classe política, mas nada tem avançado.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO