Segurança participativa

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
1 de agosto de 2023 às 00h00min
Foto: Miva Filho

Coluna da terça

Ao lado de diversas autoridades, a governadora Raquel Lyra (PSDB) lançou um ousado plano de segurança pública: o Juntos pela Segurança, que promete tirar Pernambuco do mapa da violência. Diferente do Juntos pela Educação, o novo programa será construído por muitas mãos, de maneira participativa.

A expectativa é que os efeitos práticos do plano já sejam sentidos nos próximos 60 dias. Ao longo do mês de agosto, 12 oficinas serão realizadas com membros da sociedade civil e forças de segurança. Junto ao modelo de escuta que será implantado, R$ 1 bilhão já está garantido para o custeio das ações.

Em 2022, Pernambuco registrou 3.425 mortes por crimes violentos, além de uma taxa de feminicídio maior que a média nacional. É necessário coragem e pulso firme para mudar esse cenário de guerra, e Raquel parece estar disposta a encarar, de forma integrada, o desafio. A nova política tem tudo para ser um dos legados do governo tucano nos próximos anos.

Ovacionada
Só faltou um tapete vermelho para a chegada da governadora Raquel Lyra (PSDB) ao Teatro Guararapes, onde aconteceu o lançamento do Juntos pela Segurança. Concursados que aguardavam o chamamento para nomeação e com veemência criticavam a tucana, receberam a gestora com flores e aplausos. Durante os anúncios, ela foi novamente ovacionada.

Ausência notada
Apesar de todos os deputados estaduais terem recebido convite para o lançamento do Juntos pela Segurança, pouco mais de 20 estiveram presentes. Uma ausência que chamou atenção foi a da bancada do PT. Os três parlamentares não compareceram ao evento. Coincidência ou não, os petistas se reúnem hoje (1º) para declarar oposição à governadora Raquel Lyra (PSDB).

Retorno
O legislativo estadual retoma os trabalhos nesta terça (1°). Com uma relação bem mais amigável entre os poderes, a expectativa é para saber como será a tramitação dos projetos que devem ser enviados pelo Palácio do Campo das Princesas nos próximos dias. Hoje mesmo será dado entrada no projeto que prevê a criação de uma nova secretaria exclusiva para o sistema penitenciário do Estado.

Contribuição
O ex-governador Paulo Câmara recebeu ontem (31) representantes do Fórum Permanente em Defesa do Metrô do Recife. Atualmente, segundo o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, R$ 1,5 bilhão é o suficiente para recuperar o sistema. Paulo colocou o Banco do Nordeste à disposição para ajudar a restaurar o modal. O encontro também contou com a participação de representantes do BNDES.

Folia de Momo
O prefeito João Campos (PSB) reuniu sua equipe, ontem (31), para iniciar o planejamento do Carnaval 2024. Através de um vídeo, o socialista prometeu que essa será a maior festa da história do Recife. Será o segundo Carnaval realizado pelo gestor, já que as celebrações foram suspensas durante dois anos, devido à pandemia da Covid-19.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO