A força política de Raffiê Dellon

Opinião
Publicado por Redação
25 de julho de 2023 às 08h00min
Foto: Divulgação

Por Vanuccio Pimentel*

Desde 2016, quando se lançou na disputa municipal na qualidade de vice junto com Tony Gel, Raffiê vem consolidando uma posição interessante no cenário político caruaruense. Levando em conta o difícil ambiente político da cidade, há décadas dominado por três grupos políticos, é possível dizer que Raffiê se firmou como uma força política.

Quando lançou a candidatura nas eleições de 2020, Raffiê alcançou a marca de 14.986 votos, o que representou 8,75% dos votos válidos, garantindo o terceiro lugar na disputa. Em 2022, ao se lançar na disputa para uma vaga na Alepe, ele conseguiu manter o fôlego e garantir 13.776 votos. Com essa votação, ele atingiu o quarto lugar entre os candidatos a estadual na cidade.

É importante ressaltar que esse desempenho tem ocorrido sem a estrutura de um mandato. Algo que não deixa de ser surpreendente em um ambiente político difícil como o caruaruense.

Mas, algumas reflexões precisam ser feitas: até que ponto é possível manter essa votação sem o espaço político de um mandato? Como é possível ampliar a base eleitoral sem um espaço para dar mais visibilidade ao projeto político?

A disputa majoritária é sempre uma disputa de imagem e de ampliação da visibilidade de um projeto. Em Caruaru, as oposições têm muita dificuldade em evidenciar um projeto político alternativo fora do período eleitoral. Um espaço político (um mandato parlamentar, por exemplo) permite a visibilização de um projeto, desde que exista um projeto a ser visibilizado.

As eleições de 2024 serão desafiadoras. Raffiê cresceu eleitoralmente e tem um patrimônio eleitoral muito acima do necessário para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores. Mas, ao mesmo tempo, esse patrimônio ainda não garante a possibilidade de entrar na disputa majoritária com expectativa de vitória.

E na disputa majoritária, a expectativa de vitória é algo fundamental, pois mobiliza o eleitor e permite a ocorrência do voto útil, que pode definir uma eleição.

A eleição de 2024 será a quarta eleição de Raffiê (considerando 2016, 2020 e 2022) e o desafio de ampliar a visibilidade do projeto está colocado. Caso lance sua candidatura ao cargo de prefeito novamente, será fundamental não apenas manter a votação, mas ampliá-la e garantir mais visibilidade para o seu projeto.

Até agora a única certeza é de que, em uma disputa com segundo turno, Raffiê será uma peça muito importante.

*Mestre e doutor em Ciência Política (UFPE)

Redação

Ouça agora AO VIVO