A Prefeitura do Recife nomeou, na edição do Diário Oficial de hoje (13), 49 médicos para reforçar a atenção primária, recompondo e ampliando os atendimentos nos postos de saúde da família (PSFs), unidades básicas tradicionais (UBTs) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Esses profissionais vão oferecer atendimento em Clínica Médica, Pediatria e Psiquiatria. Eles tomarão posse em um prazo de 20 dias e, após isso, têm 10 dias para iniciarem as atividades nas unidades de lotação. Com a nova nomeação, chega a 1.791 o número de profissionais contratados desde 2021.
Para o prefeito João Campos, a medida é reflexo da priorização da universalização do atendimento de saúde na capital. “Mais 49 novos médicos estão agora na nossa rede, garantindo que os postos de saúde, as unidades e as equipes de saúde da família vão funcionar de forma completa. É muito importante valorizar a saúde e essa nomeação é mais um passo nesse sentido. Estamos em um momento histórico, porque a gente conseguiu zerar uma fila de 2.940 pessoas que estavam à espera de cirurgia oftalmológica e isso é um feito”, exemplifica Campos, que antecipa que, em breve, novos mutirões serão anunciados na cidade.
Dos 49 médicos, 20 irão atuar nos PSFs, 24 irão atuar nas Equipes de Saúde da Família (ESF) e cinco serão lotados nos Caps. “Estamos focando em várias frentes para facilitar o acesso na atenção primária, que é a porta de entrada da nossa rede, e também, na média e alta complexidade, ofertar mais exames, procedimentos e cirurgias para os pacientes. Além desses novos médicos, totalizando 1.791 profissionais de saúde aprovados em concurso e nomeados pela atual gestão, estamos preparando um novo mutirão de cirurgias, consultas e procedimentos especializados. Concluímos dois mutirões, de oftalmologia e ginecologia, zerando essas filas, e agora serão investidos R$ 51 milhões de reais em cirurgia geral e outras especialidades”, explica a secretária de saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
Para ter acesso ao novo mutirão, é fundamental que o paciente com a indicação do procedimento mantenha seus dados atualizados junto aos serviços de saúde. Especialmente o número do whatsapp, pois é por meio desse aplicativo de rede social que o paciente é avisado, no momento da marcação, sobre o dia, o horário e o local do seu atendimento. Essa atualização dos dados pode ser feita por meio do Conecta Recife, seja pelo ConectaZap (81 9.9117-1407), site https://conecta.recife.pe.gov.br ou aplicativo Conecta Recife. Já para cancelamento ou reagendamento, em caso de impossibilidade comparecimento, além dessas ferramentas, os recifenses contam ainda com o teleatendimento da Central de Regulação do Recife (0800 081 0040 ou 3334-6710).
“Estamos fazendo uma campanha para combater o absenteísmo, que é o não comparecimento à unidade de saúde, sem comunicação prévia. No Recife, os índices são altos, praticamente o dobro do preconizado pela literatura médica. Quando isso acontece, não temos tempo hábil para remanejar a vaga para outro paciente na fila de espera. É uma perda tripla, porque afeta pacientes, profissionais e os recursos do SUS”, reforça Luciana Albuquerque.