O “indigesto convite” do presidente Lula a Raquel Lyra

Notícias
Publicado por Karol Matos
13 de julho de 2023 às 10h40min
Foto: Antônio Cruz

Durante a reunião que aconteceu ontem (12), em Brasília, para a assinatura do financiamento para Pernambuco, junto à Caixa Econômica Federal, o presidente Lula, de forma indireta, fez um convite para que a governadora Raquel Lyra (PSDB) se faça presente no lançamento do Crediamigo, que acontecerá este mês, em Fortaleza. 

“Eu acho que os governadores do Nordeste devem estar presentes”, disse, acenando, para a tucana.

O programa de microcrédito para empreendedores pertence ao Banco do Nordeste, que é presidido por um dos maiores desafetos de Raquel, o ex-governador Paulo Câmara. A relação entre os dois é extremamente desgastada e começou quando ela ainda era uma socialista.

Em 2014, o pai de Raquel, João Lyra, tinha assumido o Governo depois que Eduardo Campos renunciou para se lançar à presidência e, teoricamente, seria um nome natural para compor a majoritária, mas ele foi jogado à própria sorte, vendo Paulo Câmara assumir o papel de sucessor ao lado de Raul Henry (MDB). Já em 2016, quando ainda era filiada ao PSB, a então deputada estadual Raquel Lyra teve a legenda negada para concorrer à Prefeitura de Caruaru.

Nos pouco mais de cinco anos enquanto prefeita da Capital do Agreste, as reclamações de Raquel contra Paulo eram constantes. “Não recebi uma ligação do governador para saber se meu povo estava precisando de algo”, repetia. E mesmo depois de assumir o Governo do Estado, a gestora continua citando negativamente o ex-socialista em problemas que alega terem sido deixados pela administração anterior.

Paulo Câmara está morando em Fortaleza, onde fica a sede do BNB, mas esteve em Pernambuco na última segunda-feira (10), para participar da cerimônia de posse de Danilo Cabral na Sudene.

Questionado pelo Blog Cenário se já foi procurado pela governadora em busca de algum crédito ou investimento junto ao banco, Paulo afirmou que não, mas que está à disposição para ajudar o Governo de Pernambuco. Se Raquel aceitar o convite de Lula, esta será uma ótima oportunidade para deixar o passado para trás.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO