A relação do artesanato com a gastronomia será enaltecida durante a realização da 23ª edição da Fenearte, que acontece de 5 a 16 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco. A maior feira de artesanato da América Latina terá aulas-show com produções de receitas ao vivo, degustação e, de forma inédita, a operação do restaurante Pernambuco à Mesa.
É a terceira vez consecutiva que o Instituto César Santos assina a curadoria gastronômica da Fenearte. “A cada ano, a gastronomia vem evoluindo e ganhando mais espaço no evento, pois também é uma forma de arte. Nesse ano, nessa interação, nada mais justo do que trazer a gastronomia pernambucana, já que nossa história começa com a panela de barro. Estarmos juntos é grandioso, especialmente com novas oportunidades e uma visão autoral do cozinheiro”, explica o chef.
É ele ainda o curador da Cozinha Fenearte, que, além dele, terá mais 15 chefs pernambucanos, das quartas aos domingos. O espaço vai acompanhar o tema principal da feira, “Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos”, e terá a panela de barro, um dos primeiros utilitários frutos dessa arte, como protagonista do fazer culinário. Os chefs foram provocados a criar pratos inspirados nas quatro regiões do estado, Litoral, Zona da Mata, Agreste e Sertão, com um menu que sugere uma expedição gastronômica pernambucana, resgatando e divulgando ingredientes, fazeres e a riqueza de nossa cultura alimentar.
Cada receita será apresentada ao vivo para o público. Com duração média de uma hora, o chef executará sua criação e, ao final, duas pessoas da plateia serão sorteadas para degustar o prato em uma mesa posta com elementos do artesanato da região que inspirou o chef. Além disso, de quinta a domingo, o prato poderá ser pedido por quem quiser saboreá-lo, a um preço acessível. A capacidade do local é de 40 pessoas sentadas e o acesso, gratuito, é por ordem de chegada.
Já o restaurante Pernambuco à Mesa terá cardápio assinado por Cesar Santos e carta de vinhos construída pelo sommelier ngelo Miranda, além de sobremesas criadas pelas confeiteiras da Associação Assucar, primeira entidade representativa do segmento de confeitaria em Pernambuco, e participação especial do confeiteiro Jonathan Liandro, do café Negro Brownie de Caruaru. Servirá lanches e jantares, durante todos os dias, e também almoços, aos sábados e domingos.
Circuito Fenearte
Ainda de forma pioneira, dez restaurantes do Recife e de Olinda embarcam no Circuito Fenearte, iniciativa de transbordamento da feira para outros espaços das duas cidades. Além de sinergia com a programação de equipamentos culturais, cada restaurante vai agregar a seus menus a receita apresentada por seu respectivo chef na Cozinha Fenearte. Nesta edição, estão participando: Altar Cozinha Ancestral; Bar do Cabo; Cá-Já; Cais Rooftop; Chica Pitanga; Moendo na Laje; Oficina do Sabor; Retetéu Comida Honesta; São Pedro; Vieira.
Fenearte 23
A maior de artesanato da América Latina vai se instalar no Centro de Convenções de Pernambuco, de 5 a 16 de julho, com investimento de R$ 8 milhões e expectativa de movimentação financeira superior a R$ 40 milhões. Mais de 5 mil expositores, entre artesãos de Pernambuco, de todo o Brasil e de diversos países, vão ocupar cerca de 25 mil metros quadrados do pavilhão do Cecon-PE. São esperadas 300 mil pessoas.
A Fenearte é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco por meio da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) / Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec); da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) / Secretaria Estadual de Turismo; e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) / Secretaria Estadual de Cultura (Secult).
Serviço:
Cozinha Fenearte
Data: de 05 a 09 de julho; e de 12 a 16 de julho
Local: mezanino do Centro de Convenções
Acesso: Das 14h às 22h
Programação:
05/07, às 16h30 – Chef César Santos (Oficina do Sabor, Olinda)
06/07, às 18h30 – Chef Thiago Chagas (São Pedro Restaurante, Recife)
07/07, às 16h30 – Chef Yuri Machado (Cá-Já, Recife); às 18h30 – Chefs Pedro Imperiano e Yanne Moraes (Dom Pedro, Garanhuns)
08/07, às 16h30 – Chef Danilo Vieira (Vieira Restaurante Bar, Recife); às 18h30 – Chef Claudemir Barros (Chica Pitanga, Recife)
09/07, às 16h30 – Chef Mieres Alencar; às 18h30 – Chef Alfredo Cândido (Santorini, Caruaru)
12/07, às 16h30 – Chef Jonathas Liandro (Negro Brownie, Caruaru)
13/07, às 17h30 – Chef Carmem Virgínia (Altar Cozinha Ancestral, Recife)
14/07, às 16h30 – Chef Anna Corinna (Assucar, Recife); 18h30 – Chef Natália Oliveira (Bar do Cabo, Recife)
15/07, às 16h30 – Chef Negralinda; às 18h30 – Chef Eudes Cardoso (Família da Cabidela, Gravatá)
16/07, às 16h30 – Chef Cláudio Manoel; às 18h30 – Chef Rapha Vasconcellos (Moendo na Laje, Recife)
Pernambuco à Mesa
De 5 a 16 de julho
Local: mezanino do Centro de Convenções
Horário: de segunda a sexta, das 14h às 21h30; aos sábados e domingos, das 10h às 21h30