IRH zera lista de espera de pacientes oncológicos do Sassepe

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
30 de maio de 2023 às 16h30min
Foto: Divulgação

O Instituto de Recursos Humanos (IRH) zerou a fila de espera de pacientes oncológicos do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Sassepe). Ao assumir a gestão 54 pessoas esperavam por atendimento médico ou por medicação. Problema que foi causado devido a um débito deixado pela gestão anterior que se somava em mais de R$ 300 milhões, dos quais R$ 111 já foram pagos.

Diversas frentes e esforços foram realizados para que a rede credenciada voltasse a atender tanto na Região Metropolitana do Recife (RMR), quanto no interior do estado. “Fizemos tratativas comerciais com a rede credenciada e corremos com os procedimentos para abastecer o Hospital dos Servidores do Estado, onde há a Central de Quimioterapia”, explica o presidente do IRH, João Victor Falcão.

O HSE é a porta de entrada na RMR para pacientes oncológicos. Atualmente, a unidade de saúde assiste 849 beneficiários, que fazem consulta e/ou quimioterapia, tanto oral, quanto injetável. O Setor de Oncologia é formado por 11 oncologistas e dois hematologistas. Possui 15 leitos para internamento e a Central de Quimioterapia.

Para o oncologista e chefe do setor do HSE, Rodrigo Pinto, o atendimento humanizado e individualizado é tão importante quanto a droga. “O cuidado com o paciente é um ponto muito valioso durante o tratamento. Salientando que a oncologia teve diversos avanços entre eles o surgimento de novas drogas, que possibilita um maior controle da doença, oferecendo qualidade de vida para o paciente”.

Entre os tipos de câncer com maior incidência no HSE, estão o de mama, de próstata e pulmão. Quando o paciente precisa fazer radioterapia, ele é encaminhado para rede credenciada.

É também na rede credenciada que os pacientes do interior são atendidos. “Atualmente 210 beneficiários estão realizando tratamentos oncológicos no interior de Pernambuco. Lá eles fazem atendimentos médicos, quimioterapia e/ou radioterapia”, explica Rhayssa Oliveira, coordenadora da Gerência Técnica do IRH.

Já na RMR, 345 beneficiários fazem tratamentos oncológicos na rede credenciada do Sassepe.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO