Na tarde desta segunda-feira (15), a Câmara Municipal do Recife realizou, por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), uma audiência pública para debater a mobilidade urbana e o papel do metrô. O debate girou em torno do reconhecimento do metrô como modal fundamental para a fluidez da cidade. Lutar pela retirada do MetroRec da lista de privatizações e a execução de um plano de investimentos que reverta o sucateamento e amplie as localidades atendidas, foram as prioridades encaminhadas pelos participantes.
A mesa foi composta pelo Presidente do SindMetro, Luiz Soares, o Superintendente Regional da CBTU, Dorival Martins, o vice-presidente do CREA, Clóvis Corrêa, o Gerente de Planejamento Estratégico do Consórcio Recife, Cícero Monteiro, O diretor do Sindicato dos Engenheiros, Mozart Bandeira, a superintendente regional do trabalho, Suzineide Rodrigues, além de Wilza Trajano, do Coletivo de Mulheres de Uchôa e a estudante Pérola Negra, dirigente do movimento estudantil, representando os usuários.
Do plenário, contribuíram com o debate diversos representantes de movimentos sociais e populares, como a UNEGRO (união de negras e negros por Igualdade), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), UEP – Cândido Pinto (União dos Estudantes de Pernambuco), UMES (União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas) e representantes dos usuários no Conselho Superior de Transporte Metropolitano.
Para a vereadora Cida Pedrosa, a audiência foi muito importante para reafirmar que a população recifense não aceita a privatização do MetroRec, “este é um modal que é extremamente importante para o meio ambiente, porque não causa poluição e tem pouquíssimos acidentes. Ele é eficiente e eficaz. Temos que lutar contra a privatização do metrô, herança maldita deixada por Bolsonaro, precisamos torná-lo mais eficiente e investir em novas linhas para que a nossa população possa se locomover com agilidade e segurança.”
Já o Presidente do SindMetro, Luiz Soares, avaliou que o resultado da audiência foi ótimo, porque abriu um campo de possibilidades para se discutir, não só com o governo municipal, mas também com o governo do estado, e principalmente com o governo federal, a busca por um “metrô estatal federal, com tarifa social e mais investimentos, que garantam um bom funcionamento, atendendo bem a população no ir e vir para o trabalho e o lazer”.
Os próximos passos serão a confecção de um relatório final e o encaminhamento para os órgãos e gestores competentes, para que se pronunciem sobre o que foi debatido e proposto na audiência. A ideia da vereadora Cida Pedrosa é manter o assunto em evidência, mobilizando a sociedade civil para conquistar um metrô que atenda as necessidades presentes e futuras da população da Região Metropolitana do Recife.