Vitória de Santo Antão celebrou neste sábado (6) a passagem dos 180 anos de elevação de vila à categoria de cidade. A programação da data festiva iniciou cedo, às seis da manhã, com a alvorada da Banda Marcial do Colégio Pedro Ribeiro desfilando pelas principais ruas do município.
Na Praça 03 de Agosto, bairro do Livramento, ocorreram os discursos das autoridades e a explanação da historiadora Fátima Santos. No local, também aconteceu a apresentação da Banda Marcial do Colégio 03 de Agosto e o hasteamento das bandeiras. “Uma cidade que tem história, e essa história está sendo preservada pelo prefeito Paulo Roberto. É muito importante comemorar esse dia, fazer com que as pessoas saibam cada vez mais sobre nossa cidade”, destacou a deputada federal Iza Arruda. O deputado estadual Joaquim Lira também participou do ato.
Na Estação Ferroviária, aconteceu uma exposição denominada “entre fotos e memórias”, onde quadros com fotografias antigas do município foram mostrados, além de algumas peças do Instituto Histórico e Geográfico. Para os visitantes, esteve disponível a emissão do “Passaporte Pernambuco”, do projeto “Bora Pernambucar”. Também ocorreram as apresentações da orquestra do Centro Musical da Vitória (Cemuvi) e da peça teatral do grupo Pirilampos, que interpretou o conto “A Partida”, do vitoriense Osman Lins.
“Esse é um momento que a gente mostra o que Vitória tem de bom, nas artes, na cultura e muito mais. A nossa história só se constrói pensando nas próximas gerações, fazendo o melhor pelo povo e celebrando datas marcantes como essa, que foi quando deixamos de ser vila para ser cidade, mas em breve nós iremos comemorar os 400 anos de nossa fundação, em 2026. Temos história e pessoas que podem fazer por ela, por isso precisamos valorizá-las e demonstrar o valor que temos”, encerrou o prefeito Paulo Roberto.