O deputado estadual Izaías Regis (PSDB) concedeu uma entrevista exclusiva ao Blog Cenário nesta quinta-feira (4). Visitamos o gabinete 107 para conversar com o líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Entre os assuntos, os desafios do mandato, a relação entre as bancadas, a comunicação entre o Executivo e o Legislativo, além das eleições municipais de 2024.
Tendo sido outras três vezes deputado estadual, atuando também como vice-presidente da Casa, Izaías cumpre agora seu quarto mandato. Apesar de comandar a base de Raquel Lyra na Alepe, ele diz que tem os parlamentares de oposição como amigos, a exemplo do presidente do PSB, Sileno Guedes, com quem Zazá nutre uma ótima relação.
Régis quer fazer crescer o número de deputados que trabalham junto com o Palácio. Ele disse que prometeu à governadora que a base chegará a 35, mesmo quantitativo de parlamentares que aprovaram por unanimidade o projeto que autorizou o Estado a contratar até R$ 3,4 bilhões em empréstimos.
“Eu prometi à governadora – e vou cumprir – que nós vamos chegar a 35 deputados na base. E eu disse a ela que nós vamos ter 35 fiéis na base. Eu acredito muito que nós vamos ter uma grande maioria de apoio ao novo governo de Pernambuco, porque nós precisamos que haja uma diferença grande no termo de administração de Pernambuco. Nós não poderíamos deixar de acreditar na governadora, primeiro, pela vontade que ela tem… eu acredito demais na responsabilidade dela para fazer um grande governo em Pernambuco”, disse, entusiasmado.
No início da gestão, o governo Raquel Lyra enfrentou muitas críticas após as medidas de “reorganização” da máquina. Segundo Izaías Régis, as mudanças foram necessárias para tirar “os vícios” de administração dos 16 anos da gestão anterior. O deputado ainda falou sobre a relação conflituosa entre o Palácio e a Alepe. Mesmo integrando a base de Raquel, Izaías defendeu sua categoria.
“Falta ainda a decisão política. Nós temos que fazer o jogo político também, e eu tenho certeza que vai ser feito esse jogo político o mais breve possível. Nós já estamos ‘carreando’ esse jogo para que nós possamos estar no conjunto da obra, junto com a governadora, também participando do governo. Porque não é interessante que sejamos deputados que não participem do governo, não deem opiniões ao governo, não façam com que a governadora olhe diferente para cada região de cada deputado. Isso é muito importante e a gente ‘tá’ conseguindo fazer com que isso aconteça”, desabafou o parlamentar.
Em relação à indicação ao Tribunal de Contas do Estado, o deputado disse que a governadora, que indicou apoio a Débora Almeida (PSDB), ainda não chamou sua base para conversar sobre o assunto, entretanto, seguirá “a linha” da chefe do Executivo. Izaías Régis defendeu que o PSDB tenha candidatura própria na maioria dos municípios pernambucanos, para garantir o crescimento do partido.
Zazá, que foi prefeito eleito e reeleito de Garanhuns, sonha em voltar a comandar a Cidade das Flores, onde atua fortemente na oposição.
“Eu estou à disposição do partido, estou à disposição da governadora. Eu não tenho ainda decisão se sou candidato a prefeito, mas o PSDB terá candidatura em Garanhuns, eu não tenho dúvida disso”, finalizou Izaías.