Com 173 vagas, Pernambuco é o quarto estado do Nordeste com maior previsão de profissionais no Edital nº 4 do Mais Médicos, publicado nesta semana no Diário Oficial da União. As vagas previstas para o estado miram a atuação em 69 municípios.
O edital prevê a adesão ou renovação de municípios e do Distrito Federal no programa e reserva 6.252 vagas para serem preenchidas em 2.074 municípios, das 27 Unidades da Federação, para atuação pelo período de quatro anos incluindo mil postos inéditos para a Amazônia Legal. No Nordeste, Pernambuco fica atrás do Ceará, com 330 vagas reservadas ao estado; da Bahia, com 303 vagas; e do Maranhão, com 263 vagas.
Todos os 69 municípios pernambucanos previstos no edital do Mais Médicos devem receber pelo menos um profissional nesta fase do programa. Desses, dez cidades têm no mínimo quatro vagas reservadas.
A capital Recife lidera, com 15 vagas, seguida de Jaboatão dos Guararapes, com 11; Paulista, com oito; Caruaru, com sete; Cabo de Santo Agostinho, com seis; e Bom Conselho, com cinco. Os municípios de Carpina, Goiana, Palmares e Petrolina, todos com quatro vagas, completam a lista daqueles com maior reserva para o estado.